3º Ano Vocacional do Brasil é aberto no Regional Centro-Oeste da CNBB

As dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB (Igreja em Goiás e Distrito Federal) já realizaram a abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil que tem como tema “Vocação: graça e missão” e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-33).

A abertura regional aconteceu no dia 26 de novembro, no Santuário-Basílica Divino Pai Eterno, em Trindade, com Santa Missa presidida por Dom Francisco Agamenilton, bispo de Rubiataba-Mozarlândia e referencial para a animação vocacional do Regional Centro-Oeste. O bispo conduziu sua homilia, durante a missa, apontando caminhos para bem vivermos o forte tempo do Advento que iniciou e entre eles está abrir-se à proposta do 3º Ano Vocacional do Brasil. “No desejo de lhe ajudar a bem viver este tempo litúrgico e alcançar as graças que ele nos traz, quero lhe apontar outra maneira de melhor se preparar para o Natal. Pense, medite, reze, converse sobre vocação: graça e missão. Esse é o tema do 3º. Ano vocacional nacional. Vocação quer dizer chamado. Em nosso caso, chamado que Deus faz a uma pessoa para uma missão”, afirmou. Dom Agamenilton fez ainda um apelo para que os jovens não tenham medo de responder sim ao chamado de Deus. “Caro jovem, caro adulto, coragem!”. “As dioceses do Regional Centro-Oeste carecem muito de padres. Temos dioceses imensas e populosas com 1, outra com 2 seminaristas quando precisavam de pelo menos uns 20. Deus lhe chama a ser padre!”, convocou. (homilia na íntegra, clique aqui)

O bispo lembrou ainda que “congregações e institutos de vida religiosa estão fechando casas, encerrando missões em paróquias e dioceses porque não há vocações. Um bispo bateu à porta de 9 congregações pedindo ajuda missionária para sua diocese. Ele recebeu 9 nãos. A razão foi a mesma: não temos freiras. Um fundador de uma nova comunidade brasileira tem uma lista de pedido de abertura de casa de missão de umas 50 dioceses, 50 bispos. Ele não consegue responder. Não há missionários suficiente”. Por fim, Dom Agamenilton pediu que todo o povo de Deus faça a sua parte pelas vocações. “Neste 3º. Ano vocacional nacional, vocação: graça e missão, corações ardentes, pés a caminho, intensifiquemos nossas orações pelas vocações, promovamos as vocações, falemos da beleza de cada vocação, não espante ou desanime o jovem que quer ser padre, religiosa, religioso ou deseja se casar. Acompanhe-os de modo personalizado, encorajando-o ao serviço generoso e a missão. Ajudemos os católicos a entenderem que, pelo batismo, todos têm uma vocação e missão”, contou Dom Agamenilton.