“Alarga o espaço da tua tenda!” (Is 54,2). Continua o trabalho da Equipe Sinodal

“Alarga o espaço da tua tenda!” (Is 54,2)

À luz do Espírito do Santo, aconteceu no dia 31de janeiro o encontro da equipe sinodal diocesana com a participação do Bispo Diocesano, Dom Francisco Agamenilton, Padre Ricardo Luz, Ir. Neuza, Jader e Rubia. Em comunhão com a Igreja local e universal, esse momento é parte da contribuição da nossa Diocese com a síntese das Igrejas do mundo todo e outras denominações, em resposta ao Documento de Trabalho para Etapa Continental do sínodo, (DEC).

A equipe se debruçou sobre o Documento de Trabalho como “norte condutor” e a partir da oração, da escuta e partilha ofereceram o fruto dessas reflexões a equipe Nacional de Animação do sínodo que as encaminhará para etapa continental que reunirá as Conferências Episcopais do Cone Sul e acontecerá em Brasília (DF), entre os dias 6 a10 de março de 2023.

O processo deste documento de trabalho para fase continental exprime o desejo de continuar o dinamismo da escuta do povo de Deus, à voz de tantos corações sedentos de Deus, dos que desejam Conhecê-lo, dos que são indiferentes e daqueles que continuam a fazer a experiência do encontro com Ele.

O processo sinodal vivido no coração, na mente, nas palavras partilhadas, ecoa no coração da Igreja sinodal por natureza e alarga os horizontes por uma Igreja acolhedora, missionária em defesa da vida, marcando a vida de tantos irmãos e irmãs que em determinadas situações ou circunstâncias se afastaram de Deus.

Desta forma, este Documento de Trabalho para Etapa Continental (DEC) faz o esboço das várias realidades ouvidas na fase da escuta e de como está estruturado todo o relato: escuta e partilha das Igrejas do mundo todo, bem como as esperanças e as dificuldades do percurso de cada filho e filha de Deus na realidade de cada Diocese, dos afastados e outras denominações já mencionadas no documento. Por tanto, com luzes, mas também com sombras a serem iluminadas pela luz de Cristo, o documento expressa o caminho percorrido da Igreja sinodal.

A oração e escuta desse processo da sinodalidade deve renovar a esperança de cada cristão batizado, chamado a transcender à vida vivida sob a moção do Espírito Santo de Deus, para o anúncio do qual foi resgatado e chamado a colaborar com Vinha de Deus.

Em virtude do que Igreja nos interpela, cada pessoa – ao se abrir para ouvir o que Espírito diz as Igrejas Apo 2, 7 – faz a obra amorosa do Pai acontecer e renova o chamado da Boa Nova, o apelo de Jesus a sua Igreja. “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai e, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!” Mt 28, 19-20.

Colaboração: Irmã Neuza