#Destaque #Notícias

Atualização Anual do Clero teve estudo sobre Síndrome de Burnout e Teologia do Corpo de São João Paulo II

Nos dias 1 a 4 de julho, aconteceu a Atualização Anual do Clero da nossa diocese, no Convento Mãe Dolorosa, em Goiânia. Promovida pela Pastoral Presbiteral Diocesana, reuniu todo o Clero para escutar e se atualizar sobre os temas Síndrome de Burnout e Teologia do Corpo do Papa São João Paulo II. Os temas foram desenvolvidos pelos Padres Elismar Alves dos Santos, C.Ss.R. (Síndrome de burnout) e Pe. João Baptista Mezzalira, da Arquidiocese de Brasília (Teologia do Corpo João Paulo II).

As Atualizações Anuais são promovidas para que o Clero possa compreender e ouvir os assuntos da atualidade.

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, inclusive os padres. “Os sacerdotes, como pastores do povo de Deus, devem ser os primeiros a se atualizar sobre o tema para que possam transmitir com autoridade ao seu povo. Na Atualização do Clero o subtema destacado da Síndrome de Bournout foram os transtornos psiquiátricos e suas ramificações”, afirmou o Pe. Ricardo Luz, membro da Pastoral Presbiteral Diocesana.

Já a Teologia do Corpo de São João Paulo II é fruto de suas audiências pronunciadas nos anos de 1979 a 1984 sobre os temas sexualidade, amor humano e família. As meditações são sobre as palavras de Cristo sobre a Redenção do Corpo; Sacramento do Matrimônio; e uma reflexão sobre a Encíclica Humanae Vitae, que respondem às interrogações do homem da atualidade. “A Teologia do Corpo de São João Paulo II ajuda os sacerdotes compreender o ser humano por completo e não somente como um ser fragmentado. Deste modo, foi destacado o amor humano no plano divino. Deus quis precisar do ser humano, mesmo sabendo que não seríamos perfeitos como Ele”, completou o padre.

Nosso bispo diocesano, Dom Agamenilton Damascena também participou e presidiu Santa Missa no encontro.