Neste dia 23 de março, 3º Domingo da Quaresma, Dom Agamenilton Damascena, bispo diocesano de Rubiataba-Mozarlândia, conferiu o ministério de leitor a Enival Luiz de Queiroz e de acólito a Aparecido Paula de Lima e Divino Palmeira Ferreira. A celebração aconteceu na Catedral Nossa Senhora da Glória, em Rubiataba. Concelebraram, o Pe. Renato Oliveira, pároco da Catedral, e membro da equipe de formação da Escola Diaconal Santo Estêvão, e o Pe. Eulrieris Ramos, coordenador da escola diaconal.
Os três ministros fazem parte da Escola Diaconal Santo Estêvão, junto com mais dois candidatos ao diaconado permanente na Diocese de Rubiataba-Mozarlândia.
Ministérios
Instituído para o ministério que lhe é próprio, o leitor tem a incumbência de fazer a leitura da Palavra de Deus na assembleia litúrgica. Seja nas missas e em outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho.

Já o acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, de modo especial nas missas. Pertence ainda ao seu ministério a distribuição da sagrada comunhão. O acólito ainda pode ser designado para expor e repor a Sagrada Eucaristia para adoração pública dos fiéis, exceto dar a bênção com o Santíssimo Sacramento. Assim como foi confiado aos candidatos ao diaconado permanente, esses dois ministérios também são conferidos aos seminaristas em caminho ao sacerdócio. São passos importantes e fundamentais que demonstram o significado profundo do compromisso com a vocação a que foram chamados e expressam o serviço à comunidade de fé.
Diaconado permanente
É um ministério eclesial ordenado dado aos candidatos que permanecerão como Diáconos, não em vista da ordenação sacerdotal. Esse ministério não é uma simples eleição, nomeação ou escolha, mas entra na hierarquia da Igreja, colaborando com missão apostólica juntamente com o Bispo e seu presbitério. O diácono permanente é fortalecido com o primeiro grau da Sagrada Ordem. Os Diáconos servem à Igreja principalmente na caridade para com os mais necessitados. o Diácono Permanente é ainda o único a viver a dupla sacramentalidade – da Ordem e do Matrimônio. Um não elimina o outro.

Na Diocese de Rubiataba-Mozarlândia a Escola Diaconal Santo Estêvão é coordenada pelo Pe. Eulrieris Ramos de Souza e tem como membros da equipe de formação os seguintes sacerdotes: Mons. Vanildo Mota, Pe. Renato Oliveira, Pe. Joaquim José Neto. São candidatos ao diaconado em nossa diocese, atualmente: Aparecido Paula de Lima, Divino Palmeira Ferreira, Enival Luiz de Queiroz, José de Oliveira Batista e Raimundo Reis de Oliveira.