Candidatos ao diaconado permanente recebem o ministério do leitorado

No domingo, 15 de setembro, Dom Francisco Agamenilton, bispo diocesano de Rubiataba-Mozarlândia, conferiu o ministério do Leitorado a João Batista e Raimundo, candidatos da Escola Santo Estêvão ao diaconado permanente. A celebração aconteceu na Catedral Nossa Senhora da Glória, em Rubiataba.

Participaram, a comunidade paroquial, candidatos ao diaconado permanente da diocese; os diáconos Paulo Cesar, Joaquim e Damasceno (da Arquidiocese de Brasília). Diác. Damasceno é o vice-coordenador da Comissão Regional de Diáconos Permanentes. Também estiveram o pároco, Pe. Renato, e familiares dos candidatos.

Dom Agamenilton, na homilia, destacou a intimidade com a Palavra de Deus, por meio da leitura, estudo, meditação e oração, como meio para nos ajudar a pensarmos como Deus e não como os homens, ao fazer alusão ao evangelho dominical.

Atualmente a Escola Diaconal Santo Estêvão tem cinco membros.

O que é o ministério do leitorado

O ministro leitor torna-se auxiliar na liturgia da palavra, conferido pelo bispo oficialmente um leitor da Igreja. Na Missa e nas demais ações sagradas, será ele a fazer as leituras da Sagrada Escritura (com exceção, porém, do Evangelho), recitar o salmo, quando necessário, anunciar as intenções da oração universal, dirigir o canto e preparar os fiéis para a recepção dos Sacramentos. Além disso, poderão auxiliar na formação de outros leitores temporários para as ações litúrgicas.

Há um documento na Igreja chamado Motu-proprio Ministeria Quaedam, do Papa Paulo VI, trata do que se costumava chamar de ordens menores e do subdiaconado na Igreja Latina. É neste documento que estão delimitadas as funções e critérios sobre o leitorado e acolitado, que é outro ministério.