Clero reunido para formação

O Clero Diocesano esteve reunido na manhã desta terça-feira (27). O encontro, que aconteceu de forma virtual, teve início com a Oração da Liturgia das Horas. Em sua reflexão inicial, Dom Francisco Agamenilton, bispo diocesano, lembrou que “Deus não rompeu sua aliança, antes, cumpriu sua promessa quando ressuscitou Jesus. Essa graça encheu o coração dos Apóstolos fazendo deles verdadeiras testemunhas do Cristo”. Lembrou ainda que nós não ficamos de fora dessa graça salvífica e que o padre também é sinal do mistério de Deus: “A Leitura da Palavra de Deus se atualiza agora na vida do sacerdote – você é testemunha do Cristo Ressuscitado no meio do povo”.

A segunda parte da reunião tratou sobre a Lei Geral de Proteção de Dados – Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – e teve a participação do Advogado Dr. Márcio José Veloso que explanou o tema e seu impacto na vida eclesiástica.

Dom Agamenilton aproveitou a oportunidade para partilhar a participação na 58ª Assembleia Geral da CNBB. Lembrou que a tecnologia foi colocada à serviço da evangelização, já que a pela primeira vez o encontro dos bispos foi realizado de modo virtual. O bispo referiu-se ao encontro como uma “experiência pentecostal” ao revelar as diferentes faces da Igreja espalhada em todas as realidades do Brasil.

Momento importante da reunião foi a aprovação da destinação do Fundo de Solidariedade Diocesano (fruto da coleta realizada todos os anos) para a Comunidade Terapêutica Vida Nova, de Rubiataba.

Dom Agamenilton aproveitou o encontro para dar os encaminhamentos pastorais para questões administrativas, para o ECC, Catequese e pastorais diocesanas.