#Destaque #Notícias

Com o lema “É Cristo que vive em mim” Diácono Eulrieris é ordenado Sacerdote.

Os Sacerdotes, “pela unção do Espírito Santo são assinalados com um caráter especial e assim configurados com Cristo Sacerdote, de forma a poderem agir na pessoa de Cristo Cabeça”. Segundo a Carta aos Hebreus, “sua função é oferecer dons e sacrifícios pelos pecados” (Hb 5,1-4). São João Maria Vianney lembra que “o sacerdote é o amor do Coração de Jesus”. Por isso, toda ordenação sacerdotal é uma grande festa para toda diocese.

A Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, dentro das celebrações dos 3º Ano Vocacional Nacional, se alegrou com a Ordenação Sacerdotal do Diácono Eulrieris Ramos. A solene celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco Agamenilton, no dia 10 de setembro de 2023, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Concatedral de Mozarlândia.

O bispo diocesano destacou a importância do momento lembrando que a ordenação é um momento eclesial de encontro com Jesus:

Diácono Eulrieris, tudo concorreu para chegar o dia 10 de setembro de 2023, o seu pentecostes pessoal, e daqui partir para uma nova missão. Para isso necessitou-se de uma igreja inteira que o ajudasse a se encontrar com Jesus e se dispusesse a responder “sim” ao convite “vem e segue-me!”.

Fazendo menção ao Rito da Ordenação, Dom Agamenilton destacou o mistério da entrega que o ordenando faz nas mãos de Deus:

Ao se prostrar no chão, o eleito se esvazia de si mesmo, morre para si, semelhante a Cristo que não levou em conta sua condição divina, mas se esvaziou, assumindo a forma de servo, humilhando-se, fazendo-se obediente até a morte – e morte de cruz (cf. Fil 2,6-8).

Ao final da ladainha, o eleito, se põe de pé. É a graça divina que o ergue. É homem novo, ressuscitado. Ele está pronto para ficar cheio de Deus e ser constituído na dignidade de presbítero. Recebe a imposição das mãos e a oração consecratória. Daquele momento em diante, o novo padre passará a distribuir não a sua vida, mas a vida de Cristo que habita nele. Após a sua ordenação, não é mais você quem viverá, Eulrieris, e sim Cristo, sacerdote e bom pastor, quem viverá em você.

Por fim, o bispo também lembrou que o Ministério recebido não é para edificação própria, mas para servir a Deus e aos seu Povo:

A vida divina distribuída pelo padre aos fieis é para a edificação do corpo de Cristo que é a Igreja. Esta vida é oferecida a todos, sem distinção. Todos são chamados a comunhão com Deus e com os irmãos formando a unidade do povo de Deus. Queridos padres, o Senhor lhes constituiu para o serviço da unidade.

Filho do Sr. José Lino e da Sra. Maria Matheus, Padre Eulrieris é formado em Agronomia e, seguindo o chamado evangélico, deixou tudo para seguir a vocação.

Ao final da celebração, Dom Agamenilton anunciou que o novo sacerdote exercerá o ministério na Igreja Paroquial de Mozarlândia e pediu aos fiéis que continuem a rezar pelas vocações.