Comunhão: em unidade, Diocese de Rubiataba inicia a fase Diocesana do sínodo

“Um à escuta dos outros; e todos à escuta do Espírito Santo.” É com esse espírito que, em unidade com todas as Dioceses do mundo, aconteceu a Abertura da Fase Diocesana do Sínodo 2021-2023 na Diocese de Rubiataba-Mozarlândia.

O processo faz parte do exercício da Sinodalidade, desejo expresso pelo Papa Francisco desde o início do seu pontificado e agora colocado em prática por meio deste grande momento de escuta do povo de Deus.

Na noite de sábado, 16 de outubro, data em que celebrávamos 42 anos da criação da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, aconteceu a “Live do Sínodo”, momento especial de apresentação, formação e orientações sobre a caminhada sinodal em nossa Igreja Particular. A live foi conduzida pela Comissão Diocesana para o Sínodo que está sob os cuidados do Padre Edijael Alves.

Na manhã de domingo, 17 de outubro, sob a presidência do Bispo Diocesano, Dom Francisco Agamenilton, aconteceu a Santa Missa realizada na Igreja Concatedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Mozarlândia.

Dom Agamenilton lembrou que a sinodalidade é um aspecto muito importante e que faz parte da caminhada da Igreja, Povo de Deus:

Assim é a Igreja fundada por Jesus Cristo, uma Igreja sinodal, povo de Deus que caminha juntos. Em um momento ou outro da história nos esquecemos desta verdade e nos afastamos do Evangelho formando comunidades fragmentadas, com pastores autoritários e batizados alienados assemelhando-se a peças de museu. Papa Francisco ao convocar este sínodo nos quer recordar a nossa verdade da qual o batismo nos marcou essencialmente: somos comunhão, participação e missão. Não é o papa a nos dizer isto ou nos constituir deste modo. É Deus mesmo quem o faz, como a sua palavra nos atesta.

O bispo ainda convocou todo Povo de Deus presente na Diocese para caminhar em unidade de fé e esperança, unidos ao Santo Padre e a Igreja do mundo inteiro.

Queridos diocesanos, nossa Igreja Particular de Rubiataba-Mozarlândia inicia este caminho sinodal. Em comunhão com a convocação do Papa Francisco, convoco todos os diocesanos: padres, religiosas, leigos consagrados e demais fiéis leigos a participarem do sínodo. O Espírito Santo nos conduz neste itinerário hoje iniciado… Peço aos padres que se comuniquem com o povo em nome do Bispo e comuniquem ao Bispo o que vem do povo. Sejam “agentes de comunhão e unidade na construção do Corpo de Cristo, ajudando os fiéis a caminharem juntos, caminhando uns com os outros no meio da Igreja” (Vademecum, 24). Animem, organizem, conduzam o sínodo em suas paróquias.

O processo acontecerá em nossa Diocese por etapas e todos são chamados a caminhar juntos. Você também faz parte dessa jornada: a Igreja quer ouvir a sua voz. Por isso, esteja atento e participe.