“Comunidade de fé que planta e partilha” – projeto de horta comunitária em Mozarlândia

A cidade de Mozarlândia deu início ao projeto “Comunidade de fé que planta e partilha”. O projeto, que foi inaugurado no dia 05 de agosto, consiste na implantação de uma horta comunitária no setor Camões.

O projeto é uma inciativa da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, que cedeu o terreno, com uma coordenação formada pelo Diác. Eulrieris Ramos de Souza (Colaborador na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro-Mozarlândia), Ir. Viviane Ramos da Costa (Religiosa do Instituto das Irmãs Franciscanas da Divina Misericórdia-Auriverde) e Rita Ferraz (Sociedade São Vicente de Paula de Mozarlândia), que executam o projeto juntamente com os vicentinos e demais leigos colaboradores da cidade. O objetivo é proporcionar maior segurança alimentar às famílias carentes da cidade na dimensão assistencial e promocional por meio do cultivo de hortaliças e reuniões de formação sobre espírito comunitário e uma boa alimentação. A iniciativa é também uma resposta ao apelo da Campanha da Fraternidade de 2023 cujo tema é: Fraternidade e Fome.

Fundo Nacional de Solidariedade (FNS)

O projeto tem o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) da CNBB. Esse fundo é proveniente da coleta Nacional da Solidariedade, realizada em todas as Missas do Domingo de Ramos, na Quaresma deste ano. Desse total arrecadado, as ser investido integralmente como gesto concreto segundo as propostas da Campanha da Fraternidade de cada ano, 60% dos recursos ficam na Diocese para iniciativas próprias e 40% são repassados para CNBB e, então, compõe-se esse Fundo Nacional de Solidariedade. Os recursos do FNS são distribuídos para projetos sociais de todo Brasil, inscritos segundo o Edital divulgado previamente. Foi desse modo que o referido projeto da nossa Diocese recebeu recursos bem significativos para auxiliar na sua execução, por um ano, de agosto de 2023 a julho de 2024.

A iniciativa não é inédita em nossa Diocese, visto que, há algumas décadas e até recentemente, existiram e existem hortas e lavouras comunitárias promovidas por outras paróquias. Trata-se de uma forma de servir concretamente, como Igreja particular cujo carisma tem grande disposição para agricultura familiar e espírito comunitário, ajudando a formar cada vez mais espírito fraterno e assistir às famílias carentes na sociedade. Com grande ajuda dos membros da Sociedade São Vicente de Paula, leigos e famílias assistidas, o projeto idealizado inicialmente por Dom Agamenilton e Ir. Viviane está sendo executado com a alegria de servir e viver o Evangelho lema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16).