#Notícias

Congresso Vocacional reuniu representantes das 12 dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB

Aconteceu no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF) em Goiânia, nos dias 5 a 7 de maio, o Congresso Vocacional do Regional Centro-Oeste da CNBB. O evento, promovido pela PV do regional contou com a participação de 12 dioceses desta porção da Igreja no estado de Goiás e no Distrito Federal: religiosos, leigos, casais, sacerdotes, seminaristas e cinco bispos que passaram pelo congresso. Juntos, eles refletiram o tema: “Pastoral Vocacional: graça e missão na Diocese”.

Foram três dias de trabalho intenso, estudo e reflexões sobre a dimensão vocacional. Conforme o Pe. Paulo Henrique, coordenador da Pastoral Vocacional no regional, o evento foi uma das atividades para animar o 3º Ano Vocacional do Brasil. “O objetivo é fomentar a criação das Equipes Vocacionais Diocesanas e dar subsídios também para as Equipes Vocacionais nas paróquias. Além disso, para aprofundar a teologia da graça e criar a cultura vocacional”, afirmou.

O evento foi aberto na sexta-feira, dia 5, com a Santa Missa presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom João Justino. A cerimônia de abertura, ainda no mesmo dia, foi conduzida pelo bispo referencial da Pastoral Vocacional no regional, Dom Francisco Agamenilton Damascena, que é bispo de Rubiataba-Mozarlândia e secretário do Regional Centro-Oeste. Após a abertura houve a Hora Santa Vocacional.

Os trabalhos do sábado pela manhã foram abertos com a Santa Missa presidida por Dom Lindomar Rocha Mota, bispo de São Luís de Montes Belos. Dom Waldemar Passini, presidente do regional, conduziu a primeira conferência sobre “Pastoral Vocacional: essência e identidade”. Ele destacou, em suas colocações, o lugar da Pastoral Vocacional na atividade pastoral da Igreja. Dom Waldemar também falou sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), e afirmou que a Pastoral Vocacional pode desenvolver um importante trabalho missionário criando vínculos com as pessoas.

No fim da manhã e no início da tarde, Dom Dilmo Franco, bispo auxiliar de Anápolis, conduziu a Conferência “O acompanhamento vocacional”. Ele pontuou sobre o que a Igreja espera do trabalho pastoral de ajudar os jovens a discernir e cultivar a sua vocação. Em seguida aconteceram as oficinas, nas quais Dom Lindomar ajudou na direção espiritual como caminho de discernimento. O tema a relação entre iniciação à vida cristã e a vocação teve assessoria do Wanderson, ministro de catequese, e a psicóloga Lya Salvino tratou das contribuições da psicologia no discernimento vocacional. Irmã Lucilda Cantuária, por sua vez, refletiu sobre a espiritualidade do animador vocacional. O sábado foi marcado ainda por um Luau Vocacional que teve o tema “Maria, Mãe e discípula missionária, modelo dos vocacionados”.

O Congresso Vocacional do Regional Centro-Oeste foi encerrado com a Conferência “Equipe Vocacional Diocesana – Paroquial”, ministrada por Dom Agamenilton. Ele fez reflexões sobre as especificidades do trabalho da Equipe Vocacional Diocesana e no Regional. O Pe. Paulo Henrique fez ainda apresentações de algumas experiências exitosas no trabalho de animação vocacional no âmbito regional e nacional. O congresso encerrou com a Santa Missa presidida por Dom Agamenilton e um almoço fraterno.

A próxima atividade vocacional no regional será a Romaria para a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, que acontecerá no dia 24 de junho, com Santa Missa no Santuário prevista para as 22h.

Congresso Vocacional reuniu representantes das 12 dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB

Tempo de graça e missão