Conhecendo o Plano Diocesano de Pastoral – Edição 10

COMUNIDADE ECLESIAL MISSIONÁRIA (VER)

10. A pandemia fez os fiéis perceberem o valor da vida comunitária. A ausência das festas dos padroeiros com suas barraquinhas foi bastante sentida. Elas são reconhecidas pelos diocesanos como momento forte da vivência comunitária e elemento que torna agradável a vida na cidade.

11. Persiste o fato da maioria dos católicos de nossas paróquias não participar da missa, tanto menos da vida da comunidade de fé. Destaca-se a ausência de crianças, jovens e homens. Isso ocorre por ausência da evangelização, uma prática sacramental não evangelizadora que não inicia a pessoa na vida cristã. Outra razão é os limites geográficos para se chegar a um lugar de encontro dos católicos ou até mesmo a ausência de algum grupo católico em determinado setor ou bairro da cidade e da zona rural em que se vive. Por fim, existem grupos/pastorais fechadas em si dificultando a aceitação e acolhida de novos membros. Essas atitudes se tornam portas abertas para o católico passar para outra denominação cristã.