#Destaque

Conhecendo o Plano Diocesano de Pastoral – Edição 12

DISCERNIR

“Eles eram perseverantes no ensinamento dos apóstolos, na comu¬nhão fraterna, na fração do pão e nas orações” (At 2,42).

1. Papa Francisco assim se expressa: ‘‘a paróquia não é uma estrutura caduca; precisamente porque possui uma grande plasticidade, pode assumir formas muito diferentes que requerem a docilidade e a criatividade missionária do Pastor e da comunidade. Embora não seja certamente a única instituição evangelizadora, se for capaz de se reformar e adaptar constantemente, continuará a ser ‘a própria Igreja que vive no meio das casas dos seus filhos e das suas filhas’. Isto supõe que esteja realmente em contato com as famílias e com a vida do povo, e não se torne uma estrutura complicada, separada das pessoas, nem um grupo de eleitos que olham para si mesmos. […] Temos, porém, de reconhecer que o apelo à revisão e renovação das paróquias ainda não deu suficientemente fruto, tornando-as ainda mais próximas das pessoas, sendo âmbitos de viva comunhão e participação e orientando-as completamente para a missão” (Evangelii gaudium, n 28).
Conhecendo o Plano Diocesano de Pastoral – Edição 12

Papa: nunca dialogar com o diabo, que