Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado reflete sobre Jubileu 2025 e define datas das iniciativas diocesanas durante este tempo de graça

Na manhã do sábado, 31 de agosto, aconteceu a reunião on-line do Conselho Diocesano de Pastoral – Ampliado. O encontro contou com a participação do bispo diocesano, Dom Agamenilton Damascena, além dos sacerdotes, religiosas, representantes da escola diaconal, representantes das novas comunidades, vigários forâneos e representantes das foranias. Foi um momento importante da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia tratar sobre o Jubileu de 2025 – “Peregrinos da Esperança”.

Durante o encontro houve três apresentações principais do Pe. Ricardo Luz, da equipe diocesana para o Jubileu; do Pe. Elrieris, membro da equipe; e do bispo diocesano Dom Agamenilton sobre as iniciativas a serem realizadas na diocese por ocasião do Jubileu que tem por tema a Esperança e celebrará os 2025 da encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em suas colocações, Pe. Ricardo Luz destacou alguns aspectos importantes sobre o Jubileu: ocasião para reanimar a esperança nos cristãos. “O Jubileu é para todos nós que somos peregrinos e, esperamos que o Jubileu possa nos ajudar a valorizar a esperança”, afirmou. Conforme o padre, o Jubileu tem um caráter natural de evangelização e o Papa Francisco escolhe celebrar a esperança justamente porque pouco se fala sobre ela na Igreja. O padre ainda elencou que o jubileu também apresenta uma oportunidade pastoral de fé a partir da experiência da esperança; a Igreja é a primeira a esperar a vinda de Jesus Cristo e o conteúdo da esperança é a salvação; o Jubileu 2025 é um grande prelúdio dos 2033 anos da redenção de Jesus Cristo, portanto estamos nos preparando para ele; o conteúdo da esperança é a salvação para todas as pessoas; por fim, a grande alegria do Jubileu é a indulgência de todo o pecado.

O Pe. Elrieris, por sua vez, abordou a visão teológica da Esperança para fundamentar a preparação para o Jubileu. “Abordei a dimensão bíblica, teológica e doutrinal do tema da Esperança. Fundamentalmente Cristo é nossa esperança como diz são Paulo (1 Tm 1,1). O que leva a nos rejubilarmos pela graça da salvação alcançada para nós, por Cristo, e a comunicarmos essa grande esperança ao irmãos”, explicou.

Ainda durante o encontro, o grupo rezou a Oração do Jubileu e cantou o seu hino e o Pe. Ricardo Luz explicou o significado da identidade visual deste tempo de graça. A identidade é formada por quatro figuras estilizadas para indicar a humanidade dos quatro cantos da Terra. As figuras estão abraçadas uma a outra, para indicar a solidariedade e a fraternidade que unem os povos. Aquela que vai à frente está agarrada à cruz. É sinal não só da fé que abraça, mas da esperança que nunca pode ser abandonada, porque precisamos dela sempre e, sobretudo, nos momentos de maior necessidade.

O Pe. Joaquim Kinkas fez uma intervenção durante as apresentações para lembrar que o Jubileu é um “tempo de novas perspectivas, tempo em que a Igreja manifesta para o mundo e para todos aqueles que não são católicos que somos firmes na esperança, firmes na caminhada porque somos caminheiros. É o momento que vamos ao encontro da graça”.

Dom Agamenilton também falou sobre o Jubileu e ressaltou que trata-se de uma grande festa da Igreja em todo o mundo. Ele também indicou o site oficial https://www.iubilaeum2025.va/pt.html através do qual é possível conhecer todo o seu conteúdo.

Atividades previstas para o Jubileu na Diocese de Rubiataba-Mozarlândia
Por fim, foram apresentas pelo nosso bispo, Dom Agamenilton Damascena, indicações de atividades que deverão ser realizadas na diocese durante o Jubileu. Foi definido, ainda, na reunião, as datas das iniciativas.

Abertura do Jubileu – 29 de dezembro de 2024, às 10h, na Catedral Nossa Senhora da Glória, com a participação das paróquias da Forania Nossa Senhora das Glória e na Concatedral no mesmo dia e horário, com a participação das paróquias das foranias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Nossa Senhora da Guia – Nossa Senhora da Conceição.

Peregrinação – Santuário Mãe de Deus: por paróquia
Trindade (setembro ou novembro)
Todos os encontros em nível diocesano contemplarem o tema da esperança

Ordenação diaconal

Encerramento da Semana Nacional da Família em Rubiataba – Dia 17 de agosto de 2025

Bênçãos indulgenciarias:
Ordenação diaconal
Festa da padroeira 15 de agosto de 2025
Dia Nacional da Juventude (DNJ) – Paróquia Santo Antônio de Pádua, em novembro.

Nível forânico
Celebração jubilar com elementos oracionais e festivos.
Data, local e formato: a ser decido na forania sob a coordenação do vigário forâneo.

Nível paroquial
Valorizar o sacramento da reconciliação
Realizar celebrações penitenciais comunitárias
Festas paroquiais com o tema do jubileu
Criar/fomentar a pastoral da esperança
Pessoas em dificuldades (os grupos são determinados; as ações ficam a escolha da paróquia; seguem algumas sugestões)
Dependentes químicos – pastoral da sobriedade, ajuda com doações à Fazenda da Esperança
Encarcerados – pastoral carcerária
Doentes – visitas aos enfermos por meio dos MECEs
Migrantes – atenção aos venezuelanos
Idosos – celebrar o Dia Mundial dos Idosos e Avós (26 de julho de 2025)
Pobres – celebrar o Dia Mundial do Pobre (domingo anterior ao dia de Cristo Rei)

Lugares para se obter indulgência
Peregrinações
Visita a lugares sagrados
Catedral
Concatedral
Santuário Diocesano Mãe de Deus

Material de divulgação
Banner do jubileu
Folders catequéticos sobre indulgência
Marca página com oração e hino jubilares
Formato único para a diocese.
Paróquia indicar quantidade de cada item.
Fúlvio organizará a diagramação.
Pe. Ricardo responsável dos encaminhamentos.
Folhetos para Missas