Nesta terça-feira, 06 de julho, durante a reunião e convivência entre o clero diocesano e seminaristas, aconteceu a eleição e constituição do Conselho Presbiteral e Pastoral Presbiteral.
O Conselho Presbiteral, conforme definido pelo estatuto, é “manifestação da comunhão hierárquica da Igreja, em virtude da qual o Bispo e os Sacerdotes participam de um mesmo sacerdócio e de um mesmo ministério, ainda que em diversos graus”.
O Conselho é formado por sete membros, sendo três por ofício, nomeados pelo Bispo Diocesano (Vigário Geral, Coordenador de Pastoral Diocesana e Coordenador da pastoral Presbiteral) e pelos vigários eleitos pelas foranias.
O Conselho ficou constituído da seguinte forma:
CONSELHO PRESBITERAL
Padre Joaquim José Neto
Vigário Geral
Padre Edijael Alves
Coordenador de Pastoral
Padre José Maria
Coordenador da Pastoral Presbiteral
Padre Bruno dos Santos
Vigário da Forania N. Sra. da Glória
Padre Lindemberg Souza
Vigário da Forania N. Sra. do Perpétuo Socorro
Padre Diomar Aparecido
Vigário da Forania N. Sra. da Guia
Padre Marcos Mendonça
Vigário da Forania N. Sra. da Conceição
A Pastoral Presbiteral pode ser definida como “a pastoral que cuida de quem cuida”. É a responsável por oferecer aos presbíteros as condições necessárias para a sua própria realização humana e vocacional, ajudando-os na missão de configurar-se a Cristo Bom Pastor inserido no contexto social, junto ao povo.
PASTORAL PRESBITERAL
Padre Jose Maria
Monsenhor Vanildo Fernandes
Padre Ítalo Breno
Padre Ricardo Luz
O Bispo Diocesano, Dom Francisco Agamenilton, na mesma ocasião, nomeou o Padre Diomar Aparecido como membro do Colégio de Consultores.