Crixás sedia VII Encontro Estadual das Coroas do Divino Espírito Santo

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Crixás, foi sede do VII Encontro Estadual das Coroas do Divino Espírito Santo. O evento aconteceu neste domingo, 16 de abril, e reuniu centenas de pessoas para expressar uma das tradições religiosas mais antigas do Estado de Goiás.

O encontro teve início com o café da manhã na feira coberta e acolhida das caravanas. Debaixo de um sol escaldante, partiram em cortejo solene pelas ruas enfeitadas de Crixás ao som dos cantos tradicionais da folia e da banda marcial de Carmo do Rio Verde. Crixaenses prestigiaram os participantes e prepararam altares em frente as suas casas para saudar o Divino Espírito Santo. O cortejo se dirigiu a Igreja Matriz onde foi acolhido por Dom Agamenilton, Bispo Diocesano e Pe. Bruno, Vigário da Paóquia de Crixás.

A programação seguiu com a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo e concelebrada por sacerdotes vindos de diferentes dioceses. Em sua homilia, Dom Agamenilton destacou a pessoa do Espírito Santo como maior dom de Jesus Ressuscitado que comunica sua vida a todos que o acolhem na fé. “O Divino Espírito Santo retira a sua coroa e a coloca sobre cada fiel adornando-o de dons e transformando o povo de Deus em povo da misericórdia”, afirmou o bispo. Ele também reforçou a importância do devoto e folião do Divino viverem em comunidade ao longo do ano, e não apenas no tempo das folias, para crescer na fé.

O encontro se encerrou com um farturento almoço servido pela prefeitura local e belas apresentações artísticas.

O VIII encontro das coroas acontecerá na Cidade de Goiás, em 2024, quando completará 190 anos da doação da coroa do Divino dessa cidade por parte de Dom Pedro II.

Participaram do encontro cavaleiros das Cavalhadas, devotos das cidades de Crixás, Uirapuru, Cristalina, Pirenópolis, Niquelândia, Pilar de Goiás, Jaraguá, São Francisco de Goiás, Posse e Goiânia. O evento reuniu ainda várias autoridades políticas municipais e estaduais.