Deus cuida da sua Igreja: começa a Assembleia Diocesana Pré-Sinodal

Começou na manhã deste sábado, 18 de junho, a Assembleia Diocesana Pré-Sinodal. O encontro acontece na Paróquia Jesus Bom Pastor, na cidade de Rubiataba e teve início com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco Agamenilton.

A Assembleia Pré-Sinodal marca o encerramento da fase diocesana do Sínodo da Igreja convocado pelo Papa Francisco e tem como tema “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”.

Durante a Santa Missa de abertura, Dom Agamenilton lembrou que é preciso um processo de abertura para a “surpresa de Deus”, sem medo, pois Deus “cuida de nós enviando pastores, missionários, consagrados e leigos que enriquecem a história da Diocese”. O bispo destacou ainda que estamos encerrando uma etapa muito nova na vida da Igreja. Houveram muitos Sínodos, mas com a metodologia que envolve as Igrejas particulares do modo como proposto, é a primeira vez na história:

“Deus nos recorda: buscai em primeiro lugar as coisas de Deus e tudo mais será acrescentado. Ele nos trás aqui para encerrarmos uma etapa e começarmos outra”

Homilia de abertura da Assembleia Diocesana Pré-Sinodal.

Participam da Assembleia todos os sacerdotes, representantes das paróquias, movimentos, pastorais, serviços, religiosas e consagrados que foram acolhidos logo após a celebração da Santa Missa.

Durante a palestra inicial dos trabalhos da Assembleia, Dom Agamenilton destacou o sentido da sinodalidade, lembrando que a Igreja por si mesma é sinodal, pois todo Povo de Deus caminha junto na mesma direção. No entanto, é preciso lembrar que ainda precisamos de uma espiritualidade que nos ensine a ser verdadeiramente uma Igreja Sinodal. O tema do Sínodo e sinodalidade não é novo, mas tem se destacado desde os anos 50 como questão essencial do Concílio Vaticano II.

Toda Diocese se une em oração neste momento singular de nossa história. Supliquemos ao Espírito Santo que sopre sobre os delegados da Assembleia para que possam colaborar com a missão da Igreja.