Diácono Rubens: Diocese celebra ordenação dentro do Ano Vocacional

A Igreja Matriz da Paróquia Santa Luzia, em Matrinchã, ficou pequena para a Missa Solene de ordenação diaconal do seminarista Rubens Filho. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Francisco Agamenilton e concelebrada por diversos padres da nossa Igreja Particular e de outras dioceses, seminaristas, religiosas e grande número de fiéis. A Celebração aconteceu no dia 09 de julho de 2023 às 10h.

Para apascentar e fazer crescer cada vez mais o povo de Deus, Cristo Senhor instituiu na Igreja diversos ministérios destinados ao bem de todo o seu povo. Desde o tempo dos Apóstolos aparece com particular relevo, entre esses ministérios, o Diaconato, sempre tido em grande estima pela Igreja.

Fortalecidos com a graça do sacramento da Ordem, Os Diáconos servem ao povo de Deus na diaconia da Liturgia, da Palavra e da caridade, em comunhão com o Bispo e seu presbitério. Cabe aos diáconos assistir ao Bispo e aos padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia, proclamar o Evangelho nas assembleias litúrgicas e pregá-lo, instruir e exortar o povo, presidir o culto e as orações dos fiéis, administrar solenemente o batismo, distribuir a Comunhão, assistir e abençoar o matrimônio em nome da Igreja, administrar os sacramentais, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade (Pontifical Romano).

O novo diácono escolheu como lema de ordenação o texto do Salmo 39,9 “Eis que venho fazer com prazer a vossa vontade Senhor”.