#Destaque #Notícias

Diocese de Rubiataba-Mozarlândia participou da Assembleia da Pastoral Familiar Regional

A Diocese de Rubiataba-Mozarlândia participou junto com mais nove dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB, da Assembleia da Pastoral Familiar que aconteceu no último dia 6 de abril, na sede do regional, em Goiânia. Os coordenadores e agentes da pastoral nas dioceses tiveram formação sobre o Documento do Dicastério para a Doutrina da Fé – Fiducia Supplicans – sobre o sentido pastoral das bênçãos. Dom Dilmo Franco, bispo auxiliar de Anápolis e referencial para a Pastoral Familiar Regional, fez comentários sobre a Lumen Gentium, nº 22, em que destaca o Colégio Episcopal e seu chefe. Ele disse ainda da importância de a Igreja estar em comunhão com o Papa Francisco, sucessor de Pedro.

Dom Dilmo esclareceu a todos que o Fiducia Supplicans é um documento que traz orientações pastorais, que foi lançado pelo dicastério e assinado pelo Papa Francisco, mas ressaltou que não é um Dogma de Fé. Conforme o bispo, precisamos ter um olhar misericordioso para entender o documento apresentado, pois Jesus foi misericordioso. Ele ressaltou que antes de ler o documento precisamos ter em mente que o pontificado do Papa Francisco é fundamentado em três pontos: Dialogar, ir ao Encontro e Igreja de portas abertas.

Os participantes pontuaram que o encontro foi descontraído. Por fim, Dom Dilmo ainda esclareceu sobre a diferença de benção litúrgica e bênção pastoral, temas tratados no documento. Todos os presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas, observações sobre o documento e outros assuntos.

Representaram a Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, Adalmir e Stephanie Arcanjo, casal coordenador diocesano da Pastoral Familiar, e José Nilton e Maria Aparecida, casal assessor diocesano.

Solenidade da Anunciação do Senhor