Dom Adair preside dedicação da Igreja Catedral

Na manhã do dia 12 de maio de 2019, 4º Domingo da Páscoa, Dom Adair José Guimarães, Administrador Diocesano, presidiu sua última celebração na Igreja Catedral de Rubiataba. Durante a Missa solene aconteceu a dedicação da Igreja e consagração do altar.

No Antigo Testamento, quando Salomão termina a construção do grande templo em Jerusalém, há uma grande festa: o povo se reúne, os sacerdotes, juntamente com o Rei, dedicam aquela construção humana para ser a morada do Deus Altíssimo. Desse modo, a Igreja continua hoje a dedicar os templos – feitos pelas mãos humanas – como casa do Senhor do universo.

Durante a celebração foi consagrado também o altar, centro da vida litúrgica da Igreja, onde o pão e o vinho se tornam Corpo e Sangue do Senhor. No rito, o bispo unge o altar com o óleo do Santo Crisma, o mesmo usado nas ordenações e na crisma. Também as cruzes das paredes são ungidas, como sinal de que ali habita o Espírito Santo de Deus. No altar foi depositada uma relíquia de Santa Terezinha do Menino Jesus.

Na homilia, Dom Adair destacou a profundidade e importância espiritual desse momento para a vida da comunidade. Lembrou que a Catedral é a mãe de todas as Igrejas da Diocese, o que torna ainda mais sublime e importante esse momento da dedicação.