Dom Adair toma posse na Diocese de Formosa e Rubiataba começa período de vacância

Dom Adair José Guimarães tomou posse neste sábado (01) como 5º Bispo da Diocese de Formosa. A celebração foi marcada pela participação de grande número de fiéis da Diocese de Formosa que vieram de várias cidades para acolher o novo pastor, mas também por diversos fiéis da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia que manifestaram gratidão ao bispo pelos onze anos de pastoreio.

A Santa Missa teve início com o rito de acolhida de Dom Adair José Guimarães que chegou acompanhado de Dom Paulo Mendes Peixoto, até então Administrador Apostólico da Diocese. Tendo sido acolhido pelo pároco da Igreja Catedral, foi conduzido até a capela do Santíssimo para um breve momento de oração. Iniciada a celebração, o Cardeal Dom Sérgio da Rocha, metropolita de Brasília pediu que fossem apresentadas as “Letras Apostólicas” (Documento de nomeação do novo bispo). Após a leitura, o novo bispo foi saudado pelo seu clero.

Na homilia, Dom Adair dirigiu-se pela primeira vez ao seu novo rebanho destacando que o bispo é o pastor do rebanho de Deus e deve guardar e zelar pela Igreja que é a esposa de Cristo. Falando diretamente ao seu clero, lembrou que o padre é o primeiro cooperador do bispo na missão evangelizadora e comprometeu-se a ser um bispo que ama e cuida do seu clero.

Diocese Vacante

A partir do momento da leitura da nomeação de Dom Adair como Bispo de Formosa, a Diocese de Rubiataba-Mozarlândia entrou em período de vacância. Isso significa que não há um bispo como pastor do rebanho. Por hora a diocese é dirigida pelo Colégio dos Consultores, grupo de sete padres que tem a função de escolher um Administrador Diocesano, um padre que deverá cuidar da Diocese até a chegada do novo Bispo. Monsenhor José Modesto, decano do Colégio de Consultores, já convocou a reunião para a manhã do dia 04 de junho.

Foto: Pascom Diocese de Formosa