Dom Agamenilton preside Festa de Nossa Senhora da Glória, Padroeira da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia

A Diocese de Rubiataba-Mozarlândia celebrou no dia 15 de agosto, a sua Padroeira, Nossa Senhora da Glória, na Catedral que leva o mesmo nome, em Rubiataba. Presidiu a Santa Missa, o bispo diocesano, Dom Agamenilton Damascena; concelebraram com ele, o pároco da Catedral, Pe. Renato; e os padres Eugênio, Elrieris e Edivaldo. A celebração encerrou as festividades da Padroeira, que começaram no dia 6 de agosto. Ao longo da semana aconteceram diversas Missas, oração do terço, carreata, novenário, quermesse e shows.

Dom Agamenilton, em sua homilia, destacou que Maria é bem-aventurada porque acreditou na Palavra que é Jesus Cristo. Essa Palavra, conforme o bispo, “a adornou de muitas virtudes tais como: orante, acolhedora, misericordiosa, solidária, serviçal, missionária”. A Palavra, portanto, “transformada em vida na vida de Maria a fez feliz”. Conforme o texto do Apocalipse, “ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro”. O bispo continuou explicando que “o Filho ascendeu ao céu. A mulher fugiu para o deserto. Essa mulher indicada pelo texto sagrado pode se referir à Igreja, nós todos; o deserto indica a situação existencial de dificuldades, lutas e provações da vida. Nós vivemos esse tempo; essa é a nossa condição. Para bem viver esse “deserto” necessitamos imitar Maria em suas virtudes”.

Em consonância com o Plano Diocesano de Pastoral, cujo objetivo geral é: ser uma Igreja acolhedora e missionária, Dom Agamenilton exortou a seguirmos o exemplo de Nossa Senhora. “Acolhamos antes de tudo a Deus; em decorrência disso, acolhamos cada pessoa, sem distinção, pois ela é imagem e semelhança de Deus. Em segundo lugar, sejamos missionários: a exemplo de Maria que anunciou a Isabel a alegria Jesus, anunciemos também às pessoas esta alegria: Jesus Cristo. Se não o podemos fazer com palavras, façamos com as obras”.

Por fim, o bispo disse que Nossa Senhora da Glória é modelo de unidade e comunhão. “Ela é mãe e mãe reúne, congrega, ajunta, une. Que esta paróquia, que abriga a catedral, igreja mãe da diocese, bem como todas as paróquias da diocese, façam valer as vezes da mãe: reúna os filhos dispersos de Deus; sejam lugares de comunhão, acolhida e missão”.

Após a celebração aconteceu a coroação de Nossa Senhora e o povo de Deus seguiu em procissão pelas ruas e avenidas da cidade de Rubiataba.

Veja mais fotos, clique aqui

Festa de Nossa Senhora da Glória 2024