Dom Agamenilton prossegue encontros com os membros de pastorais e movimentos de nossa Diocese

O Bispo Diocesano, Dom Francisco Agamenilton, realizou mais uma série de reuniões com as Pastorais e Movimentos que fazem parte da Igreja Diocesana de Rubiataba-Mozarlândia. O objetivo dos encontros realizados de forma virtual é conhecer a caminhada diocesana, partilhar a história de alegrias e desafios e animar a caminhar pastoral em meio as dificuldades do tempo presente.

Pastoral Juvenil

No sábado, dia 18, ele se encontrou com a Pastoral Juvenil. Padre Bruno e o jovem Felipe partilharam com o bispo a caminhada de evangelização com a juventude. O bispo pode conhecer um pouco o perfil da juventude diocesana, como se realiza a Jornada Diocesana da Juventude e os desafios pastorais ligados a este setor. Ficou acertado em convidar um jovem do Ministério Jovem da RCC, da Conferência Vicentina Juvenil e outro do Segue-me para compor a equipe diocesana da pastoral juvenil coordenada por Pe. Bruno.

Apostolado da Oração

No dia 24, sexta-feira, foi a vez dos membros do Apostolado da Oração. Na presença de Pe. Marcos, o coordenador diocesano, várias senhoras, de diferentes paróquias se fizeram presentes por meio da internet. Algumas tiveram auxílio dos netos, outras, para a surpresa de todos, já sabiam usar esta tecnologia.

O encontro transcorreu de modo simples e com muita liberdade. Os participantes partilharam com o bispo a caminhada deste movimento eclesial. Ele foi fundado na diocese praticamente junto com a prelazia. Contou-se com o auxílio de padres, religiosas e leigos. Hoje também está presente em duas paróquias o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ).

Com a pandemia, os membros do Apostolado da Oração, em sua maioria idosa, se viram bastante privados dos seus encontros. Aos poucos eles estão retornando às suas atividades da adoração eucarística, reza do Terço, acompanhamento dos enlutados, participação na missa na 1ª. Sexta-feira do mês e visita aos membros mais fragilizados.

Pastoral da Sobriedade

No dia 25, sábado, o bispo se encontrou com os agentes da Pastoral da Sobriedade da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Crixás. Conectados pela internet, os agentes contaram ao bispo a caminhada desta pastoral, suas alegrias e desafios. Uma das metas para a nova coordenadora diocesana, senhora Jaqueline, é criar grupos nas paróquias. Para isso são imprescindíveis a motivação e o auxílio dos párocos.

Renovação Carismática Católica

Na noite de sábado, 25, Dom Agamenilton ainda se reuniu pelo Google Meet com os coordenadores da Renovação Carismática Católica. Gradualmente as atividades dos Grupos de Oração estão reiniciando obedecendo os protocolos sanitários. Constata-se que várias pessoas ainda têm temor de ir à igreja por causa da pandemia. O bispo orientou os coordenadores a acolherem os membros dos grupos, ouvir os relatos de suas vivências ligadas à covid-19 e rezar a história de cada um. Questionado, Dom Agamenilton não deu certeza se autorizará a realização dos acampamentos querigmáticos no tempo de carnaval 2022.