Dom Carlinhos: 65 anos de amor e fidelidade ao Redentor

Neste dia 25 de janeiro a liturgia da Igreja recorda a Conversão de São Paulo, Apóstolo. Nesta ocasião, nossa Igreja Diocesana em unidade com a Congregação Redentorista eleva a Deus louvor e ação de graças pelos 65 anos de ordenação presbiteral de Dom José Carlos de Oliveira, bispo emérito de Rubiataba-Mozarlândia.

Dom José Carlos de Oliveira nasceu no dia 14 de março de 1931 na cidade de Aparecida do Norte, SP. Filho do casal Carlos de Souza Oliveira e Judith Chagas de Oliveira, sentiu o desejo de ir para o seminário surgiu por volta dos 13 anos. Entrou para o Seminário Redentorista Santo Afonso no ano de 1944, sendo recebido pelo Padre Pedro Henrique, o mesmo que o havia recebido no Batismo.

Vocação

Cursou Filosofia no Seminário Maior Santa Terezinha, em Tietê, SP entre os anos 1952 e 1954. Em 1955 iniciou os estudos de Teologia. Foi ordenado sacerdote no dia 25 de janeiro de 1957. Cursou ainda Mariologia e Teologia Moral Afonsiana, em Roma, Italia.

Como pároco, foi enviado para a São João da Boa Vista em São Paulo. Durante 14 anos trabalhou junto a Ação Pastoral, as missões populares Redentoristas. Em 1975 foi escolhido para ser Provincial da Congregação e passou a residir em São Paulo.

Bispo

Foi ordenado Bispo no dia 25 de novembro de 1979, festa de Cristo Rei, na Catedral de Nossa Senhora da Glória, em Rubiataba. O sacramento foi lhe administrado pelo núncio apostólico, Dom Carmelo Rocco e pelos bispos Dom Juvenal Roriz e Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, Bispo de Limeira, SP.