ELEITOS NO CONSELHO PERMANENTE BISPOS PARA COMPOR A COMISSÃO EPISCOPAL PARA A CULTURA E A EDUCAÇÃO

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que termina nesta quinta-feira, 22 de julho, elegeu os quatro bispos membros da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB. A Comissão é composta por 5 bispos e 5 Setores: Educação; Ensino Religioso; Bens Culturais; Universidades e Cultura.

Os eleitos são: o bispo de Rubiataba-Mozarlândia (GO), dom Francisco Agamenilton Damascena (Setor Educação); o arcebispo de Campo Grande (MS), dom Dimas Lara Barbosa (Setor Ensino Religioso); o bispo Camaçari (BA), dom Dirceu Oliveira Medeiros (Setor Bens Culturais); o bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP); dom Carlos Lema Garcia (Setor Universidades) e o bispo de Petrópolis (RJ), dom Gregório Ben Lâmed Paixão (Setor Cultura) e presidente da comissão eleito durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, em abril deste ano.

Conheça os novos membros da Comissão

Dom Gregório Ben Lâmed Paixão (Setor Cultura) – (na foto: o primeiro da esquerda para direita) Dom Gregório Ben Lâmed Paixão (Setor Cultura) é bispo de Petrópolis (RJ). Em 07 de junho de 2006 foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese Salvador (BA), sendo ordenado em 29 de julho do mesmo ano. Desde o dia 10 de outubro de 2012 é bispo de Petrópolis (RJ).

Dom Gregório é doutor em Antropologia Cultural pela Universidade Aberta de Amsterdã. Como bispo foi referencial da Conferência dos Religiosos do Brasil (BA/SE), de 2007 a 2011; secretário do regional Nordeste 3 (BA/SE) de 2007 a 2012; membro da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social, de 2007 a 2011; desde 2012 é membro da Comissão para o Tratado Brasil-Santa Sé; e desde 2013 é o bispo referencial para a Pastoral da Educação e Cultura do regional Leste 1 da CNBB. Durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em abril deste ano, foi eleito vice-presidente do regional Leste 1 da CNBB.

Dom Dimas Lara Barbosa (Setor Ensino Religioso) – (na foto: o segundo da esquerda para direita) Dom Dimas Lara Barbosa (Setor Ensino Religioso) é arcebispo Campo Grande (MS). Em 11 de junho de 2003 foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), sendo ordenado em 02 de agosto de 2003, em Boa Esperança.

Em 2007, foi membro delegado pela CNBB da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho (CELAM), na 45ª Assembleia Geral da CNBB, ocorrida entre 1 e 9 de maio de 2007, foi eleito secretário-geral da CNBB, para o quadriênio 2007-2011. Foi presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, de 2011-2015. Neste mesmo período, foi eleito segundo vice-presidente do CELAM. Antes de ser bispo atuou a servido da CNBB como secretário do Instituto Nacional de Pastoral (INP) e secretário da Comissão Episcopal para Doutrina da Fé.

Dom Dirceu Oliveira Medeiros (Setor Bens Culturais) – (na foto: o terceiro da esquerda para direita) Dom Dirceu Oliveira Medeiros (Setor Bens Culturais) é bispo Camaçari (BA). Nomeado pelo Papa Francisco em 27 de outubro de 2021, teve sua posse no 4 de dezembro do mesmo ano, na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, São João del-Rei.

Possui Licenciatura Plena em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Cursou Teologia de 1998 a 2001, também em Juiz de Fora, e possui o título de Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). No Regional Leste 2 da CNBB foi coordenador da Comissão de Bens Culturais da Igreja e de junho de 2019 a outubro de 2021 exerceu a função de subsecretário adjunto geral da CNBB, residindo em Brasília-DF.

Dom Francisco Agamenilton Damascena (Setor Educação) – (na foto: o quarto da esquerda para direita) Dom Francisco Agamenilton Damascena (Setor Educação) é bispo de Rubiataba-Mozarlândia (GO), nomeado em 23 de setembro de 2020 pelo Papa Francisco, tomando posse canônica no dia 6 de dezembro, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Abadia, no distrito de Muquém, município de Niquelândia.

O bispo possui especialização em Docência Universitária pela Faculdade Mário Schenberg de Cotia, no Estado de São Paulo, é mestre e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.

Dom Carlos Lema Garcia (Setor Universidades) – (na foto: o quinto da esquerda para direita) Dom Carlos Lema Garcia (Setor Universidades) é bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP). Foi nomeado bispo-auxiliar da arquidiocese de São Paulo em 30 de abril de 2014, sua ordenação ocorreu no dia 29 de junho do mesmo ano, na Catedral da Sé (SP).

Graduou-se em Direito Civil pela Universidade de São Paulo em 1979. Obteve o doutorado em Teologia Dogmática em 1987, em Roma, no Centro Acadêmico Romano da Santa Cruz, hoje Pontifícia Universidade da Santa Cruz. Desde 1998 é professor extraordinário de Teologia Moral e Teologia Espiritual do Studium Generale.

Tempo de graça e missão