ouvidoria@diocesederubiataba.com

#Destaque #Notícias

Encontro dá início à estruturação do Setor Juventude da Diocese Rumo

O Centro Pastoral Paroquial Dom José Carlos, em Mozarlândia, acolheu no fim de semana, dia 22 de junho, o Encontro Diocesano do Setor Juventude. O evento reuniu jovens de várias paróquias da diocese. Foi promovido pelo Assessor Eclesiástico, Pe. Bruno Miguel, e pela coordenadora Diocesana do Setor Juventude Claudiana Rodrigues, e apoio e motivação do nosso bispo diocesano, Dom Agamenilton Damascena.

Durante o evento houve momentos de integração, oração, partilha, reflexão e de um bate-papo com os jovens de nossa diocese. Além disso, foi apresentado aos jovens o livro: Setor Diocesano da Juventude, Coleção Igreja Jovem -1 CNBB, e foi refletido com eles sobre a estruturação e o dinamismo do Setor Juventude. “Na realidade diocesana, o Setor Juventude é um espaço de comunhão e participação para unir e articular todos os segmentos juvenis diocesanos num trabalho conjunto.” (cf. CNBB, Doc. 85, n.195).

A apresentação do Plano de Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil foi um dos destaques da programação do encontro. O projeto “ao seu lado” é uma experiência que está dando certo, e, que é uma proposta para todas as expressões juvenis. Dividido em quatro eixos: “Formação’, “Vocação e missão”, “Estruturas de acompanhamento e assessoria” e “Cidadania: casa comum e dignidade humana”, que foram organizados de maneira a respeitar a pluralidade das várias expressões. O projeto foi apresentado no XVIII Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos da Juventude, em Aparecida (SP), em setembro de 2023, em que o assessor e a coordenadora do Setor Juventude diocesano estiveram presentes.

Um dos propósitos do encontro do fim de semana é unir forças entre os segmentos, respeitando a pluralidade que o constitui, e assim estruturar o setor juventude. Deste modo, foi escolhido um jovem de cada forania, e um jovem de cada expressão juvenil existente em nossa diocese, para fazerem parte do Conselho Diocesano do Setor Juventude.

“Sabemos que existem desafios, mas Deus está conosco, Ele caminha conosco e está sempre ao nosso lado. Assim, como Jesus caminhou com os discípulos de Emaús, somos chamados a ser uma Igreja em saída, ir ao encontro dos jovens, comover-se com eles, com sua realidade”, afirmou a coordenador do Setor Juventude, Claudiana Rodrigues.

A Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit do Papa Francisco aos jovens e a todo o povo de Deus nos pede: “Peço-lhes que sejam construtores do futuro, que se comprometam no trabalho por um mundo melhor. Queridos jovens, por favor, não fiqueis na varanda vendo a vida, mergulhem nela. Jesus não ficou na varanda, mergulhou; não assistam a vida, mergulhem nela como fez Jesus.” (nº174). Nossa diocese também pede o mesmo para que a juventude possa caminhar em comunhão com a Igreja em todo o mundo.

Participaram do encontro diocesano as seguintes paróquias e comunidades: Paróquia Imaculada Conceição, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Paróquia Santa Maria Mãe da Igreja, Paróquia Santo Antônio de Pádua, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Com. Nossa Senhora das Graças, Paróquia Nossa Senhora da Glória – Catedral, Paróquia Nossa Senhora da Guia, Paróquia Santa Luzia, Paróquia Jesus Bom Pastor e Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Concatedral, representadas por grupo de jovens paroquias, movimentos, pastorais e lideranças.

Todas as fotos, clique aqui

Encontro dá início à estruturação do Setor Juventude da Diocese Rumo

Encontro Diocesano do Setor Juventude