#Destaque #Notícias

“Eucaristizar-se é caminhar unido aos irmãos e em comunhão com eles renunciando a tudo o que nos causa desunião”

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo foi celebrada neste dia 31 de maio pelo nosso bispo diocesano, Dom Francisco Agamenilton, na Paróquia Jesus Bom Pastor, em Rubiataba, com a participação de centenas de fiéis da paróquia anfitriã e da Paróquia Nossa Senhora da Glória – Catedral. Concelebrou com o bispo, o Pe. Edijael e o Pe. Edivaldo.

O bispo, em sua homilia, destacou quatro pontos: “A eucaristia é o memorial da paixão do Senhor, a nova e eterna aliança. Ela é a celebração da comunhão entre Deus e nós. Por isso, é importante participarmos da missa aos domingos porque desse modo cultivamos e crescemos nessa comunhão”. O segundo destaque foi que “a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é o momento para proclamarmos publicamente a nossa fé na presença real de Jesus no pão e no vinho consagrados na missa. As palavras “isto é o meu corpo” e “isto é o meu sangue” são acolhidas e testemunhadas pelas ruas da cidade por meio da procissão. Cremos que na hóstia santa está, de modo substancial, Jesus por inteiro: corpo, sangue, alma e divindade. Deste modo, a eucaristia é a vida da Igreja, o seu maior tesouro, o melhor presente, pois acima de Deus não há nada e ninguém. O terceiro ponto foi sobre confessar publicamente a fé no contexto atual que, conforme o bispo, é muito complexo: “a tendência é as pessoas se considerarem deuses e se esquecerem que são criaturas. Dobrar os joelhos para adorar Deus transcendente, diferente de si, é quase uma afronta à contemporaneidade. Gravitar em torno de um deus diferente do indivíduo é violento quando os outros é que devem girar em torno do egoísta ‘eu’. Reconhecer-se criatura dependente do criador tem custado muito para a humanidade”. Por fim, o bispo destacou que a solenidade de Corpus Christi é um convite a adoração e louvor a Deus. “Que a nossa fé eucarística e ritos nos ‘eucaristize’. Eucaristia também significa ação de graças e unidade. Sendo assim, ‘eucaristizar-se’ é se tornar uma pessoa agradecida a Deus, ao próximo e a si mesmo; é caminhar unido aos irmãos e em comunhão com eles renunciando a tudo o que nos causa desunião”.

Após a celebração, aconteceu a Procissão com o Santíssimo até a Catedral. Foi um momento de muita fé e adoração ao Senhor pelas ruas de Rubiataba.

Festa de Corpus Christi
Toda a Igreja celebra a presença real de Jesus no meio do povo de Deus, em corpo, sangue, alma e divindade, personificado na Hóstia Consagrada. Essa celebração foi instituída oficialmente pelo papa Urbano IV, em 8 de setembro de 1264.

Papa: adorar o Corpo e o Sangue