#Destaque

Festa da Padroeira da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia: Nossa Senhora da Glória

A Igreja celebra neste dia 15 de agosto, a Festa de Nossa Senhora da Glória. Ao celebrar a Assunção de Nossa Senhora e Nossa Senhora da Glória, rememorarmos a mesma realidade de formas diferentes. Lembramos na Assunção, que Maria concluiu sua vida terrena, foi elevada aos céus em corpo e alma. A Assunção de Maria, portanto, conforme esse dogma, não foi um evento meramente simbólico ou metafórico, mas um fato real confirmado pela Igreja como um aspecto essencial da fé católica.

Ao celebrar Nossa Senhora da Glória , destacamos que, no Céu, Maria participa da plenitude da Glória de Deus com seu corpo glorificado. Essa realidade de comunhão plena com Deus em Sua Glória é um chamado para todos os cristãos. No entanto, ao considerarmos o que aconteceu com Maria, vemos aspectos únicos que ressaltam ainda mais a Glória de Deus. Maria é a única criatura, assim como o Senhor Jesus, que subiu aos céus em corpo e alma e agora se encontra lá com seu corpo glorioso. Todos os outros que precederam sua morte ainda aguardam o dia do retorno de Jesus para a realização completa daquilo que professamos no credo: “Creio na ressurreição da carne”.

Maria foi assunta, enquanto Jesus ascendeu aos céus. Assunta significa que Deus realizou essa elevação, o que demonstra que ela não subiu aos céus por suas próprias forças, mas pela Graça divina. A Ascensão de Jesus, por sua vez, manifesta seu poder divino, evidenciando que Ele subiu aos céus por Sua própria autoridade. Embora nossa colaboração seja importante, nunca conseguiríamos alcançar o céu apenas por nossos próprios esforços; é através de Jesus que somos salvos.

A Festa de Nossa Senhora da Glória exalta em primeiro lugar a glória do próprio Cristo. No Brasil, essa celebração e devoção faz parte do patrimônio religioso do seu povo e é uma das mais antigas tradições cristãs. A primeira capela a Nossa Senhora da Glória foi construída em Porto Seguro, em 1503.

A história da festa tem origem a partir do Concílio de Éfeso (451) que proclamou Maria “Mãe de Deus”. A liturgia, inspirada no documento de proclamação do papa e na doutrina do Concílio Vaticano II, evidencia “a conexão entre o mistério de Cristo e o de Maria”.

Neste dia 15 de agosto, Festa de Nossa Senhora da Glória, nosso bispo diocesano, Dom Francisco Agamenilton Damascena preside Santa Missa na Catedral, em Rubiataba, às 19h. A festa começou no dia 6 de agosto, com o tema “Bem-aventurada és Maria, pois acreditou na Palavra”. Todos os dias houve Missas, oração do terço, novenários, carreata, quermesse e shows. Em Rubiataba é feriado municipal.

Oh Maria, Senhora nossa! Senhora da Glória! Nossa Padroeira!

Vós sois gloriosa porque participais da glória do vosso filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, pois vivestes para Ele desde a sua concepção e nascimento, até a morte na cruz, e agora, à nossa frente, participais de sua glória à direita de Deus Pai Todo-Poderoso!

Sois a primeira cristã, a primeira discípula missionária de Jesus. Sois a serva fiel!

Sois o Sacrário do Verbo Encarnado!

Acolhei-nos sob o vosso manto em nossas necessidades espirituais e temporais!

Vós nos ensinais que quem segue Jesus na vida e na morte segue com Ele para a glória do céu. Vosso destino é o nosso destino!

Abençoai e protegei nossa Diocese a vós consagrada, o bispo, os padres, os diáconos, as religiosas, os leigos e as famílias, os mais pobres e enfermos.

Ajudai-nos a viver como a Senhora, sempre com os olhos fixos no alto, onde Vós estais e para onde vamos, seguindo o vosso Filho Jesus Cristo Nosso Senhor, que é Deus, com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém!