#Destaque #Notícias

Festa do Divino Espírito Santo e Cavalhadas, em Crixás

Terminou no domingo, 30 de junho, a Novena em honra ao Divino Espírito Santo, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Crixás (GO). A festa começou no dia 21 de junho, com Santa Missa presidida pelo nosso bispo diocesano Dom Agamenilton Damascena. Nesse dia todo o povo de Deus participou. O prefeito municipal Dr. Carlos também esteve presente.

Durante a Santa Missa dois catequizandos vivenciaram a graça de receberem o sacramento da Crisma. Todos os dias houve novena, Santa Missa e quermesse. As celebrações do segundo dia em diante foram presididas pelo pároco, Pe. Damião Avelino, e pelo vigário, Pe. Bruno Correia. Nas missas que o vigário celebrou houve reflexão, em cada dia, sobre os dons do Espírito Santo.

A novena foi encerrada no dia 30 de junho com um dia cheio de fé e devoção. No período da tarde, junto aos padres, a comunidade participou das tradicionais cavalhadas, que é marco da cultura e religiosidade na bicentenária cidade de Crixás. Após o término das corridas, trovas e prosas e o batismo do povo da Mauritânia, unidos todos como um só povo cristão, os cavaleiros e diversos fiéis, percorreram as ruas de Crixás em uma bela procissão. Esse dia contou com a presença do vice-prefeito de Crixás, Tiago Dietz.

Já na igreja Matriz, aconteceu a Santa Missa presidida pelo Pe. Damião. Foi um momento de louvar e de dar graças pelas bençãos concedidas a todo esse povo nesses dias de novena. A homilia foi proferida pelo Pe. Bruno, que partilhou um pouco sobre o dom de Fortaleza: capacidade de enfrentar as dificuldades com coragem e perseverança, mantendo a fé em Deus mesmo em meio às adversidades: “Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” (Ef 6,10). Este dom nos ajuda a viver uma vida em conformidade com a vontade de Deus e a sermos testemunhas corajosas de nossa fé.
A noite foi encerrada com o levantamento do mastro e fazendo a tradicional queima da fogueira!
Viva o Divino Espírito Santo!