Forania de Rubiataba realiza reunião formativa sobre o Sínodo da Igreja

A Forania Nossa Senhora da Glória realizou na tarde do domingo, 03 de abril, uma formação sobre a caminhada de preparação para o Sínodo da Igreja. O Encontro contou com a participação dos coordenadores de pastorais e movimentos das paróquias de Rubiataba, Waldelândia, Nova América e Morro Agudo.

Padre Edijael Alves, Pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor e membro da equipe diocesana do Sínodo lembrou que o Sínodo, desde o Vaticano II, tem sido um instrumento de ajuda ao Papa na condução do Povo de Deus. Destacou que antes de tudo, o Sínodo é um processo de escuta e caminhada conjunta.

Desde outubro do ano passado a Igreja está vivendo a “fase Diocesana” do Sínodo, iniciada em todas as dioceses e que tem por objetivo a escuta de todos os fiéis e até mesmo daqueles que não estão em comunhão com a Igreja. Encerrada essa fase, a partir de julho deste ano, entraremos na fase continental e depois de outubro a fase universal.

Padre Edijael lembrou que não se trata de um simples responder questionário, mas sobretudo é refletir, rezar e colocar no papel a própria realidade de cada fiel e cada lugar. O momento formativo foi importante para que as pastorais tirassem suas dúvidas na caminhada sinodal. Padre Bruno, vigário da Forania exortou os padres a promoverem a realidade da fase diocesana do sínodo auxiliando as pastorais nesse processo.