#Destaque #Notícias

Formação para membros dos Conselhos de Pastoral e Econômico Paroquiais aconteceu na Forania Nossa Senhora da Glória

No domingo, 2 de junho, aconteceu na Paróquia Santa Maria, Mãe da Igreja, em Nova América (GO), o Encontro de Formação para membros dos Conselhos de Pastoral e Econômico Paroquiais da Forania Nossa Senhora da Glória, que corresponde às paróquias Nossa Senhora da Glória (Rubiataba), Nossa Senhora de Fátima (Valdelândia), Jesus Bom Pastor (Rubiataba), Imaculada Conceição (Morro Agudo de Goiás) e Santa Maria, Mãe da Igreja (Nova América).

A iniciativa é a segunda de uma série de formações nas foranias, realizadas em consonância com o objetivo geral do Plano Diocesano de Pastoral (PDP), de formar os conselheiros paroquiais para a comunhão, a participação e a missão no âmbito de suas funções, conforme os estatutos diocesanos dos conselhos pastoral e econômico paroquiais. Participaram, os padres e membros dos Conselhos de Pastoral e Econômico Paroquiais da Forania Nossa Senhora da Glória. O bispo Dom Agamenilton, a Ir. Conceição e a Maria José, foram os assessores.

Durante o evento houve a missa com a comunidade paroquial. Em seguida, Dom Agamenilton deu palestra sobre a eclesiologia do Vaticano II para indicar o fundamento bíblico, magisterial e a razão de ser dos conselhos paroquiais. Na parte da tarde o grupo se repartiu, conforme os conselhos. O bispo ficou com os membros do conselho pastoral e com eles revisou o estatuto ad experimentum desse conselho. Irmã Conceição e Maria José se encontraram com os membros do conselho econômico a fim de aprofundar algumas questões ligadas à gestão dos bens temporais da Igreja.

Sobre a formação, Dom Agamenilton destacou que “a vivência da sinodalidade encontra uma de suas expressões nos conselhos paroquiais. Faz-se necessário qualificar a participação dos leigos nestes conselhos de modo a expressar a sinodalidade”.

O encontro segue o seguinte cronograma:
10.03 – Forania Nossa Senhora da Guia – Araguapaz
02.06 – Forania Nossa Senhora da Glória – Nova América
04.08 – Forania Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Mundo Novo
01.09 – Forania Nossa Senhora da Conceição – Uirapuru

Ao final da série dos encontros, o bispo, recolherá várias sugestões para melhorar o estatuto do conselho pastoral paroquial, ele deseja promulgar esse estatuto de forma estável.