Mais um passo: Eulrieris é instituído no Ministério de Acólito

No dia 04 de julho, solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, o Seminarista Eulrieris deu mais um passo rumo ao presbitério da Igreja sendo instituído no Ministério de Acólito. A Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco Agamenilton, foi realizada na Paróquia Jesus Bom Pastor, em Rubiataba.

Na caminhada formativa dos sacerdotes, os ministérios são um importante passo na configuração ao mistério da vida de Jesus. O Seminarista, antes de ser admitido no Sacramento da Ordem, recebe dois ministérios: Leitorato e Acolitato. O primeiro o aproxima ainda mais do Cristo Mestre que ensina e anuncia a Boa Nova do Reino. O segundo, coloca o candidato em sintonia com o Banquete Eucarístico como servidor da Mesa do Senhor.

Como Igreja somos chamados a pedir ao Senhor da messe que envie mais operários para sua messe (Mt 9,38). Rezemos pela santificação do clero, pela perseverança dos seminaristas e pelo aumento das vocações sacerdotais.

Acolitato

O acólito, no ministério do altar, tem funções próprias que ele mesmo deve exercer, ainda que estejam presentes outros ministros de ordem superior. Com efeito, o acólito é instituído para ajudar o diácono e ministrar ao sacerdote. O seu serviço, portanto, é cuidar do altar, ajudar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, principalmente na celebração da Missa. Também lhe pertence, como ministro extraordinário, distribuir a sagrada comunhão, segundo as normas do direito.

Cerimonial dos Bispos, 27