MAIS UM PASSO RUMO A XV ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL

Segue a preparação diocesana para a XV Assembleia Diocesana de Pastoral na qual se concluirá o Plano Diocesano de Pastoral.

O próximo passo é indicar as atitudes e as ações evangelizadoras para os próximos quatro anos.

Para isso esteve reunido na manhã de sábado, 29, o Conselho Diocesano de Pastoral ampliado. O encontro aconteceu de modo online. Padre Edijael, coordenador diocesano de pastoral, recordou o caminho feito até aqui e, junto como bispo, deu os encaminhamentos para essa próxima etapa.

A pergunta que conduzirá os diocesanos daqui para frente é esta: diante da realidade diocesana, inspirado pela Palavra de Deus e o Magistério da Igreja, perguntemos a Deus: Senhor, que queres que nós sejamos? Senhor, que queres que nós façamos?

Dom Agamenilton destacou que se trata de uma pergunta-oração. Segundo ele, “é importante lembrar que o planejamento pastoral é um ato de fé. Por isso, antes de dar as sugestões pastorais, é necessário rezar, colocar-se na condição de discípulo que escuta o Mestre. As sugestões devem ser frutos da oração. É Deus quem deve dizer o que devemos fazer. Sem isso nos tornamos uma organização humana, a serviço de nós mesmos, construindo nossa casa sobre a areia cujos frutos apontam apenas para o reino deste mundo”.

Os vigários forâneos com os leigos representantes das foranias, representantes da escola diaconal, vida consagrada e novas comunidades, os coordenadores diocesanos de pastorais, movimentos, serviços e organismos ficaram encarregados de dinamizar essa etapa de construção do plano diocesano de pastoral. Eles têm até o dia 23.09 para encaminhar para a coordenação diocesana de pastoral as conclusões.

O bispo convida todos a participarem em espírito de comunhão abertos à missão. Para isso, pode-se entrar em contato com o coordenador ou o padre da paróquia.