Mensagem ao Povo de Deus

Mensagem ao Povo de Deus da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia

Uruaçu, 23 de setembro de 2020

Querido Povo de Deus da Igreja Particular de Rubiataba-Mozarlândia nos seus variados membros, pedras vivas da Igreja de Jesus Cristo, amados por Ele: o Clero, as religiosas, os leigos e leigas consagrados, os seminaristas e demais leigos. Recebam todos minha saudação fraterna de paz e bem!

No dia 08 de setembro, festividade da Natividade de Nossa Senhora, fui visitado por Deus: o Papa Francisco me chamou para ser o bispo de vocês. Com o coração aberto, respondi: por Cristo, com Cristo e em Cristo, com o auxílio de Nossa Senhora da Glória, aceito.

Sustentado pela graça divina, aproximo-me desta outra parte de Goiás belo por sua fauna, flora e riquezas minerais; é o norte e noroeste goianos banhado pelas águas de tantos rios como o Rio São Patrício, Crixás Açu e Mirim, Rio Araguaia e Rio Vermelho, Rio do Peixe e Tesouras. De todas estas riquezas naturais, a mais bela e central são as pessoas que aí vivem com suas histórias e culturas geradas ou enriquecidas pela fé cristã. Louvado seja Deus pela obra de suas mãos!

Sinto-me honrado de poder brevemente pisar o solo por onde passaram discípulos missionários, homens e mulheres de Deus, como Dom Juvenal Roriz, Dom José Carlos de Oliveira, Dom Adair José Guimarães, vários presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas e pessoas de boa vontade. O testemunho de fé deixado por estes irmãos se une ao de vocês, zelosos e incansáveis operários da Vinha do Senhor. Que Deus me dê a graça de honrar a história de salvação desta Igreja Particular de Rubiataba-Mozarlândia.

Apresento-me a vocês como pobre pecador, alcançado pela misericórdia divina, com o coração aberto para partir em missão. Quero ser instrumento de Deus para que todos tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10,10).

As partilhas nos encontros presbiterais e pastorais do Regional Centro-Oeste me fizeram conhecer um pouco das alegrias, esperanças e desafios desta Igreja Particular. Agora, peço-lhes licença para conhecê-las ainda melhor e vivê-las com vocês como irmão, pai e pastor. Animados pela Palavra de Deus, luz para compreender a história, e assumindo a disponibilidade mariana, como discípulos missionários de Jesus Cristo, em uma Igreja “em saída” e sinodal, poderemos responder, adequadamente, “às eternas perguntas dos homens acerca do sentido da vida presente e da futura, e da relação entre ambas” (Gaudium et Spes, 4). Deste modo contribuiremos para que o Reino de Deus continue acontecendo entre nós.

Que Deus, por intercessão de Nossa Senhora da Glória, nossa padroeira diocesana, abençoe a todos, especialmente os idosos, os enfermos e aqueles que passam por grandes tribulações.

Fraternalmente,

Mons. Francisco Agamenilton Damascena