Mons. Agamenilton é ordenado

Aconteceu neste dia 6 de dezembro a solene celebração eucarística na qual foi ordenação Mons. Francisco Agamenilton Damascena, bispo eleito para a Diocese de Rubiataba-Mozarlândia (GO). A celebração aconteceu no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Abadia do Muquém, em Niquelândia (GO). Mons. Agamenilton foi nomeado bispo pelo papa Francisco no dia 23 de setembro, data em que a Igreja celebra a memória de São Pio de Pietrelcina.

A Santa Missa foi presidida por Dom José Silva Chaves, bispo emérito de Uruaçu e sagrante principal e teve como co-odenantes Dom Messias dos Reis Silveira, bispo de Teófilo Otoni (MG) e Dom Adair Guimarães, bispo de Formosa (GO)

Dom José Chaves, em sua reflexão, destacou: “Nós pastores temos que ser unidos e vigilantes, é a união que faz a força”. Ele afirmou que a fé deve sempre conduzir os bispos. “Jesus Cristo reclama de nós bispos, fé viva, profunda e ardente. A nossa vida é absurda e contraditória sem fé viva. Nossa vida apostólica é e será sempre estéril sem fé irradiante. O bispo vive em uma atmosfera de fé”. Dom José também destacou que é missão do bispo evangelizar o povo. “Deus não quer que ninguém se perca, mas que todos se convertam, mas para isso é preciso de anúncio e quem são os arautos, os anunciadores? Somos nós bispos, os enviados, os responsáveis pelas almas do nosso povo. O evangelho de hoje nos apresenta como exemplo o grande João Batista, fixemos o nosso olhar nele e ouçamos sua pregação: ‘o reino de Deus está próximo’”.

O rito de ordenação também foi conduzido pelo bispo emérito que impôs suas mãos sobre o eleito e pediu a Deus Pai e ao Espírito Santo que envie sobre esse novo sucessor dos apóstolos a força que do Senhor procede. Em seguida houve a unção da cabeça e entrega do Evangeliário e das insígnias: O evangelho, para que anuncie a palavra de Deus com toda a constância e desejo de ensinar; o anel, símbolo da fidelidade; e com fidelidade invencível guarda sem mancha a Igreja, esposa de Deus; a mitra, para que brilhe no eleito o esplendor da santidade, para que quando vier o príncipe dos pastores, mereças receber a imarcescível coroa da glória; e o báculo, símbolo do serviço pastoral, do cuidado com o rebanho, no qual o Espírito Santo constitui o bispo a fim de apascentares a Igreja de Deus. O lema episcopal de Dom Agamenilton é “Para que todos tenham vida” (Jo 10,10).

Dom Agamenilton tomara posse coomo 4º Bispo Diocesano em Celebração Eucarística que acontecerá no dia 19 de dezembro de 2020, na Catedral Dicoesana de Nossa Senhora da Glória, em Rubiataba. A celebração – que em função do estado de pandemia será restrita – poderá ser acompanhada pela TV Pai Eterno e Redes Sociais da Diocese.

Colaboração: Karlla Farias- Agente, Fúlvio Costa

Fotos: Paróquia Nossa Senhora das Graças, Minaçu-GO