Monsenhor Vanildo é apresentado como Administrador Diocesano

Aconteceu em Rubiataba, na noite do dia 11 de junho, a Santa Missa de Apresentação do Administrador Diocesano, Monsenhor Vanildo Fernandes da Mota, eleito no último dia 04 de junho.

A celebração, que contou com grande número de fiéis, religiosas e autoridades foi presidida pelo Decano do Colégio dos Consultores, Monsenhor José Modesto e concelebrada pelos demais sacerdotes. A ata da eleição canônica foi lida ao início da Santa Missa. Diante do Colégio dos Consultores, Monsenhor Vanildo fez o juramento de fidelidade e a profissão de Fé, conforme manda a Santa Mãe Igreja.

O presidente da Celebração, Monsenhor José Modesto, lembrou que na Igreja a verdadeira autoridade significa serviço e não poder. Destacou que o administrador deve seguir os passos de humildade de Cristo crucificado que dá a vida pelos irmãos.

Construir o rosto da Igreja Diocesana

Ao se dirigir a Igreja Diocesana, Monsenhor Vanildo agradeceu a confiança do Colégio de Consultores e falou sobre as necessidades da diocese nesse tempo de vacância:

Temos na Diocese muitos desafios como por exemplo a unidade dos presbíteros e das paróquias com as suas pastorais e movimentos; o trabalho em conjunto; o trabalho de aplicação e avaliação do plano de pastoral 2015 2019 ainda em vigor, com as suas urgências e caminhos; o estudo das novas diretrizes da ação evangelizadora da Igreja do Brasil, 2019 -2023, que vem reafirmar a Igreja como casa de iniciação à vida cristã e esta casa tem 4 pilares ou seja: a Palavra, o Pão, a Caridade e a Missão e o último desafio é a paixão pela nossa Diocese e pelas vocações da Diocese. Temos que continuar construindo o rosto Diocesano desta Igreja.

Por fim, o Administrador Diocesano pediu que em todas as paróquias, durante o tempo de vacância, sejam rezadas missas suplicando o auxílio do Espírito Santo pela eleição do novo bispo.

Fique por dentro:

COLÉGIO DE CONSULTORES: É um conselho formado por sacerdotes (de seis a doze padres) que tem a missão de auxiliar o bispo no governo pastoral e no momento em que a diocese fica vacante assume interinamente seu governo até a eleição do Administrador Diocesano. É esse colégio que elege o Administrador Diocesano.

DECANO: É o sacerdote membro do Colégio de Consultores mais antigo por tempo de ordenação. Esse sacerdote preside todo processo de eleição do Administrador Diocesano.