No final Tudo vai dar certo. Araguapaz celebra 25 anos da Páscoa do Padre Geraldo

“No final tudo vai dar certo”. Essa era a frase motivadora de Padre Geraldo Schauff, Missionário Redentorista que entre os anos de 1972 e 1985 testemunhou os valores do Evangelho na pequena cidade de Araguapaz.

Vida

Gerhard Schauff nasceu no dia 14 de abril de 1938 na cidade alemã de Habbelrath. Ingressou na Congregação Redentorista no ano de 1963, sendo ordenado sacerdote em 1969. Animado pelo espírito missionário e com desejo de trabalhar com os mais pobres, chegou ao Brasil em 1972 para trabalhar no Distrito de Araguapaz, na Prelazia de Rubiataba.

Certa vez Padre Ney Barreto, ao escrever para o Jornalzinho da Provincia Redentorista, testemunhou a cerca do trabalho do Padre Geraldo: “vivia sempre angustiado com a pobreza e tentando amenizá-la com ação beneficente”.

Em Araguapaz construiu mais de 50 casas. Tendo notícias de que muitos estavam sofrendo pela falta de água tratada, organizou e distribuiu filtros de barro para a população necessitada. Criou ainda uma fábrica de tijolos e outra de colchão, tudo para servir as famílias que acompanhava.

O câncer ceifou rapidamente sua vida e veio a falecer na Alemanha, no dia 29 de outubro de 1996 deixando um legado de simplicidade, amor ao próximo e confiança absoluta em Deus.

Homenagens

Em sinal de gratidão a Deus pelo trabalho do Padre Geraldo a Cidade de Araguapaz preparou uma homenagem simples, mas singela para o “Pai dos pobres” com muitos o chamam até hoje. Na noite do dia 29 de outubro – marco dos 25 anos de sua páscoa – foi celebrada a Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, construída por ele. Presidiu a celebração o Missionário Redentorista Padre João Paulo que lembrou a simplicidade do trabalho do sacerdote e ao mesmo tempo destacou o modo com Deus agiu na vida de tantas pessoas por meio do testemunho do Padre Geraldo.

Para homenagear e agradecer o testemunho do Missionário Alemão a praça da Igreja Matriz passou a ser denominada “Praça Padre Geraldo Schauff” graças ao empenho do Pároco, Padre Renato Oliveira e da Vereadora Silvânia Borges que apresentou o projeto de lei.

Como dizia Padre Geraldo “no fim tudo vai dar certo, se não certo, é porque ainda não chegou ao fim”.

Monumento na Praça marca os 60 anos da primeira Missa celebrada na Cidade e os 25 anos da Páscoa do Padre Geraldo.