No último CONSER do ano, bispos refletem sobre o 3º Ano Vocacional do Brasil e sobre as Comunidades

Teve início na noite desta segunda-feira, 24 de outubro, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF) em Goiânia, a última reunião do CONSER (Conselho Episcopal Regional). A Santa Missa presidida pelo bispo de Formosa (GO) e vice-presidente do Regional, Dom Adair Guimarães, marcou o início do evento, que segue até sexta-feira, 28 de outubro. Logo depois tem início a Avaliação Anual de Pastoral, que acontece nos dias 28 e 29 e reúne além dos bispos, os coordenadores de pastorais, movimentos e organismos.

Entrevistado, Dom Francisco Agamenilton, bispo de Rubiataba-Mozarlândia e secretário do regional, destacou os temas que serão refletidos nestes dias. “Nós bispos iremos nos dedicar a refletir sobre o Ano Vocacional que está aí para ser aberto no próximo mês, mas também vamos retomar o tema da animação bíblica da vida e pastoral e o ministério do catequista, então basicamente, esses são os temas que nós debruçaremos e que são temas que pedem mais reflexão, compreensão e dedicação nos próximos meses e no próximo ano principalmente por ser o Ano Vocacional”.

Com relação a Avaliação Anual de Pastoral, que há dois anos não acontece de forma presencial, o secretário disse que os bispos retomarão o tema das Comunidades Eclesiais Missionárias, assumidas como prioridade pastoral na última XX Assembleia Eclesial do Regional, realizada em 2019. “Vai ser a alegria do encontro presencial e o tema também muito interessante que é a Comunidade Eclesial Missionária. Na última Assembleia Eclesial do Regional fizemos essa escolha pastoral pelas comunidades eclesiais missionárias, de implantá-las, fomentá-las e ao retomar esse tema é sinal de que nós não abandonamos aquilo que nós nos propomos. A pandemia atrapalhou muita coisa, mas ainda dá tempo de retomar até mesmo porque as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil continuam as mesmas e a tendência é que essa proposta permaneça, a comunidade eclesial missionária com os seus pilares, portanto, a gente se dedica neste fim de semana a refletir sobre isso. Será um encontro muito de formação para nos ajudar a compreender o que isso quer dizer e compreendendo amar mais, abrir o coração para implementar isso porque é a vida, o caminho que o Espírito tem apontado para nós neste tempo para a nossa Igreja”.

O CONSER reúne os bispos das 12 dioceses e o Ordinariado Militar do Brasil que compõem o Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal).