#Destaque #Notícias

Óbolo de São Pedro: expressão da unidade e da caridade católica em todo o mundo

A coleta chamada Óbolo de São Pedro é realizada sempre no dia 29 de junho – Solenidade de São Pedro e São Paulo apóstolos, ou no domingo seguinte quando cai durante a semana. Neste ano será nos dias 29 e 30 de junho, sábado e domingo. Trata-se de uma pequena oferta em sua dimensão, mas imensa em seu espírito e perspectiva. É neste dia também que se comemora o Dia do Papa, e o Óbolo é justamente o presente dos fiéis da Igreja em todo o mundo ao Santo Padre. Com a nossa oferta, demonstramos nossa fidelidade e unidade à Igreja Católica e assim conferimos a missão de confirmar os irmãos, principalmente aqueles que mais sofrem, conforme nos exorta o evangelho. “E tu, uma vez convertido, confirma teus irmãos” (cf. Lc 22,32). De modo concreto, é a forma que coparticipamos com o Santo Padre na ajuda àqueles que mais sofrem em todo o mundo. O Dia da Caridade do Papa, que é celebrado no domingo, 30 de junho, oferece às comunidades de todo o mundo a possibilidade de fazer doações para o Óbolo de São Pedro e, assim, apoiar a missão do Bispo de Roma. Missão de paz, de caridade, de proximidade com aqueles que estão em dificuldades.

Com uma oferta, que pode ser doada neste dia especial, assim como em qualquer outro dia do ano, qualquer pessoa pode colaborar ativamente na missão universal de Francisco, nunca tão necessária como em nossos dias, em um mundo devastado por guerras, por enchentes, pela corrida armamentista, pela injustiça, pelo sofrimento de tantos pobres e por ataques à sacralidade da vida humana e à dignidade da pessoa.

No site Óbolo de São Pedro, pelo endereço https://www.obolodisanpietro.va/es/dona.html é possível acompanhar as obras realizadas com os valores coletados todos os anos. Ofertas também podem ser feitas nesse espaço.