Padre Edijael assume a Paróquia Jesus Bom Pastor, em Rubiataba

A Paróquia Jesus Bom Pastor e São Sebastião acolheu seu novo Administrador Paroquial, Padre Edijael Alves. A Santa Missa de apresentação e início do ministério pastoral aconteceu na noite do dia 17 de abril e foi presidida pelo Monsenhor Vanildo Fernandes da Mota, Administrador Diocesano, concelebrada pelos padres Ítalo, Lindemberg, Jamel, Franciel e Amarildo.

Durante a celebração, conforme orienta a disciplina da Igreja, após a leitura da provisão canônica, Padre Edijael, na presença do Administrador Diocesano e dos féis, fez seu juramento de fidelidade e profissão de fé. Durante o Evangelho, de modo solene, proclamou, pela primeira vez, o Santo Evangelho como pastor e pai da comunidade paroquial.

Na homilia, Monsenhor Vanildo destacou a alegria em poder acolher o novo administrador para a Paróquia Jesus Bom Pastor:

Todos estamos felizes nesta noite de hoje: felizes porque o nosso Deus é um Bom Pastor; felizes porque nosso Deus não nos deixa órfãos e felizes por acolhermos o Padre Edijael como pastor desta comunidade.

Monsenhor Vanildo lembrou também as dificuldades que fazem parte do ministério sacerdotal à frente de uma paróquia:

Padre Edijael e Padre Ítalo, a missão de vocês aqui nesta paróquia é desafiadora… a missão do senhor, Padre Edijael, é de anunciar o Evangelho. E como é desafiadora essa missão diante dos 10 setores que fazem parte desta comunidade, onde há pessoas que precisam conhecer mais de perto Jesus. É urgente o anúncio do mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. O Sacerdote tem a missão de anunciar esse Cristo através dos sacramentos.

Ao dirigir-se a comunidade paroquial, Padre Edijael, destacou a providência de Deus e pediu aos fiéis oração pelo seu ministério pastoral:

Deus me concedeu a graça de ser ordenado sacerdote nesta Igreja e seis anos e dez meses depois quis a providência divina que eu assumisse aqui, nesta mesma Igreja, o ofício de administrador paroquial desta comunidade. Que a exemplo do padroeiro desta paroquia eu possa amar cada uma de vocês com um coração de pastor.

Suspensão

A Paróquia Jesus Bom Pastor e São Sebastião, em Rubiataba ficou vacante no dia 11 de maio de 2020 depois que entrou em vigor o Decreto 1-2020 que suspendeu canonicamente Padre Weber Sivirino da Costa, pároco da comunidade desde 07 de outubro de 2010.

O Código de Direito Canônico, Can. 285 § 3, prescreve que “os clérigos estão proibidos de assumir cargos públicos que importem a participação no exercício do poder civil”. Com isso, todo sacerdote que deseja assumir qualquer cargo político é afastado do ministério, não podendo exercer nenhuma das funções sacerdotais, salvo o atendimento de confissão em perigo de morte.