Para “preparar a Páscoa”: Bruno Almeida é ordenado diácono

Para apascentar e fazer crescer cada vez mais o povo de Deus, Cristo Senhor instituiu na Igreja diversos ministérios destinados ao bem de todo o seu povo. Desde o tempo dos Apóstolos aparece com particular relevo, entre esses ministérios, o Diaconato, sempre tido em grande estima pela Igreja.

Fortalecidos com a graça do sacramento da Ordem, Os Diáconos servem ao povo de Deus na diaconia da Liturgia, da Palavra e da caridade, em comunhão com o Bispo e seu presbitério. Cabe aos diáconos assistir ao Bispo e aos padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia, proclamar o Evangelho nas assembleias litúrgicas e pregá-lo, instruir e exortar o povo, presidir o culto e as orações dos fiéis, administrar solenemente o batismo, distribuir a Comunhão, assistir e abençoar o matrimônio em nome da Igreja, administrar os sacramentais, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade (Pontifical Romano).

Como o lema “Ides preparar a Páscoa” (Lc 22,8) o Seminarista Bruno Almeida recebeu a Sagrada Ordem do Diaconato em Solene celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco Agamenilton Damascena. A Santa Missa aconteceu na manhã de Domingo, 12 de dezembro, 3º Domingo do Advento e Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe, na cidade de Itaguaru.

Chamado por Deus

O bispo lembrou ao ordinando que a vocação é um chamado pessoal de Deus que conta com a resposta humana:

Estamos aqui para testemunhar o Pentecostes na vida de Bruno e nos alegrar em Deus que nos dá um ministro ordenado. Décadas atrás, Jesus passou pelas ruas de Itaguaru e foi ao encontro do jovem Bruno Correia de Almeida. Olhou em seus olhos, fez-lhe um chamado, Bruno respondeu sim e agora está para se iniciar uma missão… Bruno, hoje não é a ordenação dos outros. É a sua ordenação.

O Bispo, dirigindo-se aos pais do novo Diácono, agradeceu pela generosidade da família, primeira Igreja, na colocação das bases da fé:

Senhor Fábio e senhora Dênia, muito obrigado por terem dado o seu filho à Igreja e à humanidade. Ao gerá-lo e educá-lo vocês participaram da obra divina da criação. Deus os abençoe.

O Diácono Bruno foi enviado pelo Bispo Diocesano como cooperador na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Crixás.