A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Crixás (GO) realizou no dia 18 de abril, estudo sobre o Plano Diocesano de Pastoral (PDP – 2024-2027). A formação teve assessoria da Leila Caetano, catequista e representante da Forania Nossa Senhora da Conceição no Conselho Diocesano de Pastoral, e Ir. Maria da Conceição Cunha, da Fraternidade Diocesana Mãe de Deus.
A formação teve participação de todas as lideranças paroquiais e membros de pastorais. O grupo compreendeu a importância do documento que foi aprovado em novembro do ano passado. O PDP é um guia pastoral da caminhada diocesana de Rubiataba-Mozarlândia com validade até o ano de 2027. Tem o objetivo ajudar na evangelização em comunidades eclesiais missionárias, formando discípulos mediante a comunhão, participação e missão rumo ao Reino definitivo.
Vários momentos integraram a noite de formação, desde a passagem pela caminhada histórica da diocese, até os passos para a realização da XV Assembleia Diocesana no ano passado e a criação do novo Plano Diocesana de Pastoral. As assessoras aproveitaram ainda o momento para falar sobre o lançamento do novo site da diocese, que aconteceu no dia 7 de abril, Domingo da Divina Misericórdia. A formação teve a presença do pároco, Pe. Damião Avelino.
Para Leila, é imprescindível a realização de formações como essa nas paróquias, para que o Plano Diocesano de Pastoral seja colocado em prática. “Só colocando o PDP nas mãos das lideranças da Igreja, dos leigos e leigas, a nossa Igreja será missionária e acolhedora. Para se fazer um Plano Diocesano de Pastoral acontecer precisa de toda a diocese andando no mesmo caminho, no mesmo sentido, no mesmo ritmo. A formação é uma iniciativa que precisa acontecer em todas as paróquias, só assim a diocese conseguirá colocar o PDP em ação de verdade”.