Páscoa na Diocese: A Paixão nos revigora para celebrarmos a Ressurreição

A Páscoa é a grande festa cristã que celebra o mistério redentor de Cristo através de sua entrega na cruz. Este ano, de forma excepcional, toda Semana Santa foi celebrada de forma virtual, em virtude da realidade atual da Pandemia causada pelo novo Coranavírus.

Na Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, mesmo com a situação de isolamento social e a impossibilidade da realização pública das celebrações litúrgicas os sacerdotes, com o auxílio da Pastoral de Comunicação, se desdobraram para que, através das redes sociais, a Igreja se fizesse próxima dos fiéis.

Para manifestar essa proximidade o Espírito Santo inspirou muitas ações criativas para que o mistério pascal de Cristo fosse celebrado de forma mais plena possível. As paróquias adaptaram a tradicional programação de Semana Santa para que os fiéis pudessem acompanhar a partir de suas Igrejas domésticas. Desse modo, surgiram ações como transmissões do terço da misericórdia, catequeses, procissões virtuais, procissões com o Santíssimo pelas ruas da cidade, além das transmissões das ações litúrgicas próprias da Semana Santa.

Em mensagem encaminhada aos agentes de pastorais e movimentos da Paróquia Nossa Senhora da Glória, Monsenhor Vanildo, pároco e Administrador Diocesano falou do sentimento de celebrar este momento sem a presença dos fiéis e ao mesmo tempo manifestou a esperança de que, em Cristo, tudo se fará novo. Na mensagem ao Clero, Monsenhor Vanildo lembrou a esperança de que em Cristo Ressuscitado tudo se fará novo.

Mensagem a Paróquia Nossa Senhora da Glória

Caros irmãos fiéis da Paróquia membros das pastorais e movimentos, a distância, a dor, a angústia, o sentimento de impotência diante de um vírus letal, as lágrimas… a fé nos fez aproximar mais; somos povo da Nova Aliança. Presidir as missas sem vocês não foi fácil, porém a certeza de que Cristo é Senhor dos vivos e dos mortos nos faz vencedores. Tudo vai passar e está passando e assim tenho força para dizer a cada um: Feliz Páscoa! Ele vive, Ele reina e conta conosco nesta nova missão. Minha benção de Pai espiritual. A Paixão, morte, nos revigorou e podemos celebrar a Ressurreição e a vida!

Mensagem a Diocese

Caros sacerdotes, religiosas, membros das comunidades de vida e seminaristas desta, Diocese, o Ressuscitado possui uma força vital indescritível e transmite-a àqueles que por Ele esperam, transformando o medo, a tristeza e a desesperança em alegria, fé e esperança em dias melhores. Ele vive, Ele reina e espera depois desta experiência única vivida por cada um de nós, que sejamos discípulos missionários d’Ele, a partir da Galiléia. Feliz Páscoa a todos.

Agradecimento

Toda Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, através de seus sacerdotes, religiosas, membros de comunidade de vida, membros de pastorais e movimentos agradece aos agentes da Pastoral de Comunicação pelo trabalho realizado ao longo desse período de quarentena.