Pascom realiza formação para novos agentes de pastoral

A Pastoral de Comunicação realizou na noite deste sábado, 19 de novembro, um momento de formação para os agentes paroquiais. O encontro, que aconteceu de forma virtual, foi conduzido por Luiz Antônio Casemiro, agente de comunicação da Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro.

Padre Renato Oliveira, assistente eclesiástico da Pascom, destacou que o objetivo da formação foi a orientação dos agentes que estão à serviço das comunidades paroquiais, sobretudo diante da rotatividade dos que colaboram com a missão de evangelização por meio da comunicação.

Luiz Casemiro destacou que a grande missão da Pascom é a evangelização. Ou seja, o principal objetivo é trazer pessoas para Cristo, mas é preciso fazê-los participantes da “nossa família”. No entanto, aos poucos, é preciso formar aqueles que chegam para compor a comunidade e ajudá-los a assumir a missão.

A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da junção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. O universo da comunicação abrange as distintas dimensões da realidade humana, enquanto o universo da pastoral envolve a dimensão sócio eclesial, relacionada aos diferentes ambientes da Igreja em sua missão de evangelizar.” (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 244)