Pe. Ítalo Breno representou a Diocese Rumo no Encontro Nacional de Coordenadores de Pastoral

Na última semana, nos dias 8 a 12 de julho, o Pe. Ítalo Breno, pároco da Paróquia Santa Luzia, em Matrinchã, e coordenador diocesano de pastoral, participou do Encontro Nacional de Coordenadores de Pastoral, que aconteceu em Brasília, e reuniu 203 coordenadores de pastoral de todo o Brasil. O tema do encontro foi “A Pastoral numa Igreja Sinodal e Missionária” e o lema “O Senhor os enviou a toda cidade para onde ele mesmo deveria ir” (cf. Lc 10,1). O encontro, que responde a um pedido feito pelos secretários executivos dos 19 regionais da CNBB, tem o objetivo de promover a articulação do serviço pastoral e evangelizadora da Igreja no Brasil.

Pe. Jânison de Sá, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, disse que o encontro teve caráter formativo e buscou alinhar o grupo de coordenadores de pastorais e da ação evangelizadora aos principais temas em curso na Igreja no país e no mundo, como o processo da atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, do sínodo e do Jubileu 2025, entre outros.

Um dos destaques do encontro foi a conferência sobre o tema “Impacto das Inteligências Artificiais na Evangelização”, conduzida pelo secretário do Instituto Nacional de Pastoral e sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC), Pe. Danilo Pinto dos Santos. De acordo com ele, a temática é muito relevante na atualidade e, por isso, é preciso levantar a questão de como anunciar Jesus Cristo e os valores do Evangelho no contexto de algoritmos de aprendizagem. Ele sublinhou ainda que será importante, para os próximos anos, acompanhar os atores das IAs desde os que produzem aos que fazem uso delas. “Com isso, temos possibilidade de influenciar no modo que serão desenvolvidas e usadas”, disse. Outra pista pastoral, segundo Pe. Danilo, é pensar uma resposta para a crise de escuta atenta para superar o isolamento e a dificuldade de diálogo criadas pelas redes e IAs.

Pe. Ítalo avaliou positivamente o encontro. Conforme destacou, o evento é reflexo da preocupação da Igreja, por meio da CNBB, de valorizar a missão do coordenador de pastoral, uma vez que “ajuda a formar essa identidade como missão própria, com o papel do coordenador de planejar e ser o elo de comunhão da Igreja, com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e com Plano Diocesano de Pastoral”. Ele também elogiou as temáticas desenvolvidas no evento. “A inteligência artificial no contexto da educação, o desafio de evangelizar através das redes sociais, Igreja em saída, sinodalidade, são temas muito importantes para nós que foram tratados no encontro”. Por fim, o Pe. Ítalo também comentou o ambiente de convivência e troca de experiências que o encontro proporcionou. “Tivemos uma troca muito rica de experiências entre as diversas realidades pastorais do nosso Brasil: a Região Amazônica, o Nordeste, o Sul, com toda a realidade que estão vivendo, o nosso próprio Centro-Oeste, com as suas particularidades. Então foi uma riqueza de partilha, de escuta e de muito ensinamento, de muita novidade que veio para fortalecer a nossa missão e motivar o nosso sim para que possamos ser instrumentos de Deus a serviço da Igreja nas nossas dioceses”.