No último dia 22 de março aconteceu na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Uirapuru (GO), a Formação para catequistas da Forania Nossa Senhora da Conceição. Com o tema “Sacramentos e a Palavra de Deus – encontro com o mistério da Fé”, o evento promovido pela Equipe Diocesana de Catequese, reuniu 48 catequistas das paróquias Santa Rita de Cássia e Nossa senhora da Conceição. Os padres Diomar e Angelino também marcaram presença.
O encontro contou com momentos de oração, dinâmica de apresentação e assessoria do Pe. Adalberto Júnior com enfoque na Doutrina, sobre o sacramento da Confissão. “Como posso ajudar o próximo (catequizando) a fazer um bom exame de consciência e se arrepender verdadeiramente e assim se reconciliar com Deus?”. Pe. Júnior fez também um momento de partilha com os catequistas tirando dúvidas.

Houve ainda um momento de assessoria da ABP em que Edna e Ir. Neusa, por meio do Catecismo e da Palavra de Deus, mostraram a importância da Palavra na missão do catequista. O grupo também teve uma oficina bíblica, com assessoria de Euruleydes e Leila.
A formação aconteceu a partir da escuta e partilha da Equipe Diocesana de Catequese que já está desde o ano passado em um processo de formações planejadas a partir do Plano Diocesano de Pastoral – Pilar da Palavra. Esse caminho está sendo percorrido desde 2024 com um intuito de promover comunhão e formação integral dos catequistas.
Foram responsáveis pelas palestras, o Pe. Adalberto Júnior, vigário forânio; Edna Maria Rezende, membro da ABP (Animação Bíblico Pastoral) da diocese; Ir. Neuza, integrante da ABP no Regional Centro-Oeste; Ir. Maria Conceição, assistente eclesial da catequese; Leila Cunha, coordenadora diocesana de catequese; e Euruleydes, membro da coordenação diocesana de catequese.

Essa formação, que acontecerá ao longo de todo o ano nas foranias, tem por objetivo aproximar os catequistas da Igreja Diocesana de Rubiataba-Mozarlândia, bem como colocar em comunhão a equipe diocesana de catequese com os catequistas. A equipe tem lançado um olhar amplo sobre todas as paróquias com intuito de promover uma formação integral dos catequistas com vistas à unidade.