Nos dias 09 (Mozarlândia) e 10 de dezembro (Rubiataba) aconteceram as formaturas dos alunos dos cursos de manicure, pedicure, gestão de mídia, pedreiro, eletricista, assistente administrativo, maquiagem e corte e costura, do Projeto Capacita em Rede, uma pareceria do Instituto Federal e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os cursos contaram com 50 horas de duração cada um.
Ao todo foram formados 135 alunos das Paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Mozarlândia), Nossa Senhora do Rosário (Aruanã) e Jesus Bom Pastor (Rubiataba). Participaram do evento Dom Agamenilton, bispo diocesano de Rubiataba-Mozarlândia; o prof. Roberto Camilo Órfão de Morais, coordenador geral do projeto por parte do Instituto Federal (presidente da formatura); Padres Lindemberg e Edijael; professores e autoridades civis e militares. Estiveram também familiares e amigos dos formandos. Em Mozarlândia a banda de música do colégio militar apresentou algumas músicas.
O projeto Capacita em Rede tem sua inspiração na Campanha da Fraternidade 2024, cujo tema é “Fraternidade e Fome”. A iniciativa educacional é uma parceria entre Instituto Federal e a CNBB, com o objetivo de qualificar pessoas em todo o Brasil e possibilitá-las entrar no mercado de trabalho, considerando que o trabalho dignifica a pessoa humana. Capacitar as pessoas para o trabalho é um dos caminhos para superar a fome. A iniciativa de promoção humana corresponde às dimensões da evangelização, tarefa da Igreja.
A Diocese de Rubiataba-Mozarlândia obteve vagas, montou as turmas, encontrou os professores locais, fez parcerias com entidades e comerciantes e, no dia 23 de setembro, iniciou os cursos. O trabalho ficou sob a coordenação do Pe. Lindemberg, presidente das Obras Sociais da diocese. As pessoas estavam muito felizes por concluírem a formação. Para algumas delas, era o primeiro diploma que recebia.