Uma parceria inédita do Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o fomento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) está realizando na Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, o Projeto Capacita em Rede. Ao todo, são 186 profissionais que estão sendo capacitados gratuitamente em Mozarlândia, em Rubiataba e em Aruanã.
Na Diocese de Rubiataba-Mozarlândia a aula inaugural aconteceu no dia 23 de setembro. Estão sendo ofertados 10 cursos, sendo seis em Mozarlândia: Corte e Costura, Maquiagem, Manicure, Auxiliar Administrativo, Pedreiro, Eletricista; três em Rubiataba: Mídias, Pedreiro, Manicure; e um em Aruanã: Eletricista.
Todos os cursos terão duração de 50 horas, na modalidade presencial, garantindo que os participantes saiam aptos a já exercerem a habilidade adquirida.
O critério para a realização da iniciativa nos regionais parte da própria CNBB que faz o levantamento das demandas da localidade para que os cursos contemplem as necessidades de mão de obra de cada região. O portfólio de cursos é extenso conforme descrito acima e a formação contempla ainda oferta temporária de trabalho, pois serão contratados instrutores e profissionais de apoio em todas as localidades.
A aula inaugural, realizada no dia 23 de setembro, aconteceu de forma remota tendo como mediador o prof. Roberto Camilo, coordenador nacional do projeto, com os representantes do Ministério da Educação e coordenadores do IFSULDEMINAS. Nosso bispo, Dom Agamenilton Damascena, participou representando o Regional Centro-Oeste da CNBB. Ele agradeceu aos que fazem parte do Ministério da Educação e direção do IFSULDEMINAS, e destacou a importância dos irmãos Venezuelanos estarem também fazendo os cursos ofertados em Mozarlândia, sede de nossa diocese. Conforme o bispo, o Capacita em Rede lhe faz lembrar de um provérbio africano, dito pelo Papa Francisco numa visita sua àquele continente: “Para educar uma criança é preciso uma aldeia inteira”. Dom Agamenilton destacou: “Continuo com suas palavras: ‘então, para ajudar as pessoas aqui de nossa diocese no noroeste Goiano, precisamos de um Brasil inteiro, de várias forças, governo federal, padres instrutores, formando uma rede de solidariedade. Ele disse ainda “que os estudantes e instrutores crescerão com esse projeto” e lembrou aos alunos que “devem se esforçar, estar unidos pelo seu bem e de sua família”.
O bispo citou o Santo Padre novamente para dizer que “uma coisa é você trazer o pão para casa porque alguém lhe deu; outra coisa é você trazer o pão para casa, arroz e feijão, porque você trabalhou; é fruto do seu suor e não de alguém que lhe deu. A segunda forma é a melhor, é a mais correspondente à dignidade humana. Este é o ponto onde devemos chegar: mediante o trabalho você prover sua família”.
Entrevistado, o prof. Roberto, coordenador nacional do projeto, agradeceu a acolhida da iniciativa na Diocese de Rubiataba-Mozarlândia. “Quero agradecer pela boa acolhida desse projeto na pessoa do bispo Dom Agamenilton, a diocese tem realizado o Capacita em Rede de uma forma exitosa, e mostra para nós que a iniciativa não é simplesmente chamar as pessoas para se capacitar, o Capacita em Rede encanta as pessoas, como está sendo realizado aí na diocese, é um encantamento que tem o objetivo de valorizar a vida e a vida em abundância”.
Quantidade de pessoas alcançadas por meio de capacitação nas cidades mencionadas acima.
Rubiataba
- Manicure: 20
- Pedreiro 14
- Mídias. 20
Aruanã
- Eletricista 22
Mozarlândia:
- Pedreiro 14
- Eletricista 20
- Corte Costura 20
- Maquiagem 20
- Manicure 16
- Assistente Administrativo 20