Série de formações promovidas pela coordenação diocesana de catequese voltará a acontecer em todas as foranias da diocese ao longo de 2025
No último dia 15 de fevereiro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Araguapaz (GO), a Formação de coordenadores paroquiais de catequese da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, com o tema “E o verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). Participaram da formação 36 catequistas, entre coordenadores e vice-coordenadores paroquiais de catequese de 13 paróquias das quatro foranias da diocese.
A formação aconteceu a partir da escuta e partilha da equipe diocesana que já está desde o ano passado em um processo de formações planejadas a partir do Plano Diocesano de Pastoral (PDP) – Pilar da Palavra. Esse caminho já está sendo percorrido desde 2024 com o objetivo de gerar mais comunhão na Diocese, bem como uma formação integral da pessoa do catequista.

Durante o encontro houve várias palestras. Edna Maria Rezende e Eurileydes Fátima de Souza, membros da Animação Bíblica da Pastoral (ABP) falaram sobre a importância da Palavra de Deus na vida do catequista e na catequese. Houve também momentos de escuta e partilha direcionados por Ir. Maria Conceição, da Fraternidade Diocesana Mãe de Deus. Já o bispo diocesano, Dom Agamenilton Damascena, pontuou junto aos coordenadores, a importância do catequista na paróquia e na vida da comunidade. Ele ressaltou que a Iniciação à Vida Cristã (IVC) não é catequese e que todos somos responsáveis pela iniciação do povo de Deus na comunidade cristã. “O catequista por missão e por vocação nos santifica”, afirmou ele.
A formação contou também em vários momentos com o Pe. Ricardo Luz, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Guia, partilhou experiências com o grupo. Foi feito também, no encontro, momento de pontuação sobre as formações e as organizações da catequese com a coordenadora diocesana Leila Cunha. Além de ser um encontro de aprendizado e partilha de experiências, a formação de coordenadores paroquiais de catequese tem o objetivo de aproximas os catequistas da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, de colocá-los em comunhão e formar de maneira integral os catequistas da diocese.
