Realizada última formação para membros dos Conselhos de Pastoral e Econômico Paroquiais das foranias da Diocese Rumo

A última de uma série de formações para os membros dos Conselhos de Pastoral e Econômico Paroquiais da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia aconteceu no último domingo, 1º de setembro, na Forania Nossa Senhora da Conceição, que compreende as paróquias Santa Rita de Cássia, de Uirapuru, e Nossa Senhora da Conceição, de Crixás. O encontro formativo aconteceu em Uirapuru.

Dom Agamenilton Damascena, bispo diocesano de Rubiataba-Mozarlândia, assessorou o encontro, juntamente com a Irmã Conceição, da Fraternidade Diocesana Mãe de Deus e chanceler da Cúria, e Maria José, contadora diocesana. As palestras trataram sobre eclesiologia de comunhão, segundo o Concílio Vaticano II, para fundamentar e justificar a existência dos conselhos. Em outro momento do encontro, os conselhos se separaram para tratar dos assuntos específicos a cada um deles. Igualmente às demais foranias, os membros do conselho pastoral paroquial puderam dar sugestões para melhorar a redação do seu estatuto, ainda em fase de experimentação.

A formação, conforme as outras três que já foram realizadas nas demais foranias, foi realizada em consonância com o objetivo geral do Plano Diocesano de Pastoral (PDP), que é formar os conselheiros paroquiais para a comunhão, participação e missão no âmbito de suas funções, conforme os estatutos diocesanos dos conselhos pastoral e econômico paroquiais.

Dom Agamenilton recolheu as observações feitas pelos participantes, em todas as foranias, a respeito do Estatuto do Conselho Pastoral Paroquial e entregará à Diocese a sua versão final, deixando de ser ad experimentum. “Passado pelas quatro foranias, concluímos a formação para os conselheiros”, destacou o bispo.

“Só tenho a agradecer por ter participado deste encontro, foi uma maravilha. E que venham outras formações como essa para a gente participar e ter mais conhecimento, muito obrigada, que Deus abençoe a todos”, disse sobre o evento, Celine, da Pastoral da Pessoa Idosa, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Crixás.

Glaucia, coordenadora da Pastoral do Dízimo, também de Crixás, participou pela primeira vez da formação do Conselho de Pastoral. Para ela foi uma experiência ímpar. “Aprendi muito e pude fazer muitas observações, espero que eu possa participar de outras para continuar adquirindo conhecimentos, foi uma bênção”.

Já Reginaldo, ministro extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística, da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Uirapuru, destacou o encontro como muito frutuoso e oportunidade de aprendizado valioso para sua formação cristã.