Reunião do Clero aborda temas da Igreja no Brasil

Aconteceu na manhã de terça-feira, 11 de outubro, o encontro do Clero com o bispo Diocesano. O encontro aconteceu de forma virtual e teve início com a oração da Liturgia das Horas.

Dom Francisco Agamenilton, Bispo Diocesano, abriu o encontro com lembrando o mês missionário que este ano traz o tema “A Igreja é missão”, inspirado na Palavra de Deus que diz “Sereis minhas testemunhas” At 1,8. O bispo lembrou que nossa própria Diocese carrega na história a missão, fruto da presença dos Missionários Redentoristas que evangelizaram essas terras.

Num segundo momento, Dom Agamenilton fez uma explanação dos temas trabalhados na segunda fase da 59ª Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu na cidade de Aparecida, no final de agosto. Temas como Congresso Eucarístico, Animação Bíblica da Pastoral, Ministério do Catequista, nova tradução dos textos litúrgicos, saúde integral dos presbíteros e o Sínodo da Igreja foram alguns dos tópicos do encontro.

Uma palavra especial foi dada sobre o “Ano Vocacional” que terá como tema “Vocação: graça e missão”. Dom Agamenilton lembrou que este será o terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil e será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. O responsável pelo setor vocacional da Diocese, Padre Lindemberg, lembrou que “o objetivo é promover a cultura vocacional em todos os ambientes em que seja possível suscitar a consciência da vocação como graça e missão”.